Call us now:
Rolagem de dívida – O Brasil vive um momento recorde em números de consumidores endividados. Com a promessa de auxiliar brasileiros a limparem o nome na praça, o governo federal lançou o programa chamado Desenrola.
Mas antes de pensar em entrar no programa, o primeiro passo é entender detalhadamente o que é e como funciona uma rolagem de dívida.
O que é rolagem de dívida?
Na prática, esse é um termo utilizado para refinanciar ou estender o prazo de vencimento de uma dívida existente.
Essa ação é realizada com o objetivo de evitar o pagamento integral do valor principal da dívida no vencimento original, permitindo ao devedor continuar honrando seus compromissos financeiros, porém com prazo ampliado.
A rolagem de dívida pode ocorrer em diferentes contextos, mas o mais comum de acordo com a Serasa é em negociações de acordos junto a bancos e emissoras de cartão de crédito.
E o que é o programa Desenrola, o limpa nome do governo?
É um programa desenvolvido nos primeiros meses da terceira gestão do presidente Lula (PT), por intermédio do Ministério da Fazenda, tem a promessa de auxiliar cerca de 40 milhões de brasileiros que estão com dívidas negativadas em órgãos de proteção ao crédito.
Publicações do governo afirmam que serão oferecidas oportunidades de renegociação de dívidas, proporcionando condições favoráveis para regularização financeira.
Ou seja, melhores condições para a rolagem de dívida.
Sendo assim, vale a pena fazer rolagem de dívida pelo Desenrola?
Sim, desde que as condições oferecidas pelo banco credor em questão sejam mais vantajosas do que fora do programa de quitação de dívidas.
Ao rolar uma dívida, o devedor evita a necessidade de precisar até vender seus próprios ativos, que podem produtos dos quais não queria desapegar atualmente, para pagar a dívida.
Além disso, usar o Desenrola para rolar uma dívida pode ser especialmente útil quando a venda rápida dos produtos pode resultar em perdas financeiras.
Quem pode usar o programa Desenrola, do governo federal?
O programa Desenrola Brasil será direcionado para pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos e que enfrentem dívidas negativas de até R$ 5 mil
Leia também: Desenrola Brasil Online 2023: tudo confirmado para endividados limparem o nome
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução.
Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!