Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; veja 4 dicas vitais para evitar sofrer

Os juros do rotativo do cartão de crédito já são conhecidos como os maiores do mercado financeiro nacional e atingiram um patamar ainda mais elevado.

O que são juros do rotativo do cartão de crédito?

Tratam-se da taxa de juros que o todos os cartões de crédito aplicam em caso de atraso no pagamento das faturas por parte dos seus clientes.

Em geral, são juros agressivos e que tendem a tornar a vida financeira do consumidor complicada caso sofra com o ‘efeito bola de neve’, de juros por cima de juros a cada fatura.

Juros do rotativo do cartão de crédito chegam a quase 400% ao ano em 2022

Em divulgação feita nesta quarta-feira, 28 de setembro, o Banco Central publicou a taxa média dos juros do crédito rotativo no país no último mês de agosto.

De acordo com o BC, as operações com crédito rotativo subiram de 349,9% ao ano para 398,4% ao ano no Brasil.

É o maior patamar desde 2017, quando na ocasião os juros estavam em 428% ao ano.

Como fugir do crédito rotativo?

Para não cair na cilada dos juros do rotativo do seu cartão de crédito, a recomendação principal é de utiliza-lo de maneira saudável.

Isto é:

  • Evitar que a fatura mensal se torne mais alta do que você pode pegar em determinado mês;
  • Pagar a fatura do cartão de crédito até a data de vencimento, não deixando ultrapassar para não sofrer com juros já no dia seguinte por algum deslize;
  • Evitar parcelamento da fatura, pois os juros já serão altos no próprio financiamento e, possivelmente, se tornarão ainda maiores em caso de um atraso devido ao rotativo;
  • Evitar pagar o valor mínimo da fatura do mês, pois o restante do valor já terá juros do rotativo acrescidos para a fatura seguinte.
Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; como evitar?
Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; como evitar? (Foto: Canva Pro)

Caí nos juros do rotativo do cartão, como pagar a dívida?

Já para quem não conseguiu evitar que sua fatura sofresse com o acúmulo de juros do rotativo do cartão de crédito, uma possibilidade é tentar trocar a dívida atual por outra com juros menores.

Para esse tipo de situação, um empréstimo, caso consiga acesso a crédito em algum banco, pode ser uma possibilidade melhor.

Isto porque, os juros do empréstimo serão certamente bem mais baixos do que os 398% ao ano do rotativo do cartão de crédito. Porém, essa hipótese deve ser entendida como uma solução de último caso.

A preferência, no entanto, é o pagamento da dívida à vista, caso consiga oferta de desconto perante ao banco emissor do cartão.

Use a cabeça e NÃO PARCELE A DÍVIDA DO CARTÃO DE CRÉDITO! Resolva o problema dos juros abusivos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress