Roubo e furto de água estão mais comuns no mundo (situação pode ficar caótica no futuro)

24/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A escassez de recursos hídricos em decorrência do roubo e furto de água tem ocorrido em diversos países. Situação é preocupante.

Publicidade

Roubo e furto de água – A crise climática tem gerado profundas mudanças em nosso dia a dia. A escassez de água é um dos problemas gerados pela crise. Nesse contexto, tem se tornado cada vez mais comum o roubo e furto de água.

No México, na cidade de Monterrey, fiscais de recursos hídricos passaram a sair juntamente com a polícia em razão de outros fiscais já terem sido apedrejados e cercados, com até mesmo um dos fiscais sendo tomado como refém.

Uma seca ocorrida no ano passado no México agravou a situação. Erika Flores, fiscal ambiental da cidade de Monterrey viu a situação se agravar após a referida seca, tornando o seu trabalho de fiscalização de roubo de recursos hídricos cada vez mais perigoso.

Contudo, o problema do roubo de água não está restrito ao México. Lagoas em parques nacionais na Espanha e fazendas no Chile já foram ameaçadas. Na Califórnia, o roubo de água ocorre principalmente para suprir a produção irregular de maconha.

Roubo e furto de água: cenário preocupante

Os dados são alarmantes. De acordo com um estudo da UNICEF, até 4 bilhões de pessoas no planeta Terra já sofrem com a falta d’água ao menos uma vez no ano.

O relatório mais recente da ONU também indica que a falta de recursos hídricos irá reduzir em torno de 6% do PIB de alguns países até 2050.

Essa situação colocará muitas pessoas em situação de insegurança alimentar, além de levar à falta de eletricidade.

Situação também ocorre no país

O Brasil também não se encontra fora desse cenário. O ex-prefeito do município de Salgueiro, em Pernambuco, Clebel de Souza Cordeiro, foi condenado em razão do furto de recursos hídricos durante a transposição do Rio São Francisco.

A situação prejudicou milhões de moradores do Nordeste, região bastante afetada pela seca e que tem no rio São Francisco sua principal fonte de água para irrigação.

Embora o TRF5 tenha ampliado a pena dada na sentença para o ex-prefeito, esta acabou sendo substituída pela prestação de serviços comunitários, além de multa.

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!  

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa