Cadastro Único para programas sociais do governo federal: guia para obter os benefícios

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como fazer a inscrição no Cadastro Único para receber benefícios dos programas sociais do governo federal.

Publicidade

O Cadastro Único é um requisito para programas sociais do governo federal. Por isso, quem deseja receber benefícios – como Bolsa Família ou Auxílio Gás, por exemplo – precisa se inscrever nele.

O CadÚnico funciona como uma espécie de banco de dados. Têm acesso às informações nele presentes os governos municipais, estaduais e federais, pois ajuda na identificação de famílias que se enquadram nos requisitos de diferentes auxílios.

Desse modo, ele é de grande importância. Veja, no Guia do Ex-Negativado, como fazê-lo. Também, confira quais são os documentos necessários e outras informações importantes sobre o cadastro.

Como fazer o Cadastro Único para programas sociais do governo federal?

Para isso será necessário ir até uma unidade do CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social. Este é um órgão presente em todos os municípios e que tem vínculo com o município.

Documentos necessários para se cadastrar no CadÚnico

O representante familiar, que é o responsável por representar a família na inscrição do CadÚnico e no recebimento de benefícios, deve apresentar o CPF ou título de eleitor.

Ainda, deve apresentar pelo menos um destes documentos de outros membros familiares:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho (CTPS) ou;
  • Título de Eleitor.

Posso me inscrever no Cadastro Único para programa sociais do governo federal pela internet?

Não. Apesar do Cadastro Único ter um aplicativo, ele não serve para a inscrição. Todavia, a família pode realizar um pré-cadastro no app.

Com isso, concede algumas informações que serão necessárias para a inscrição, o que agiliza o processo.

Depois, então, o representante familiar deve comparecer a uma unidade do CRAS em posse dos documentos acima listados. Desse modo, ele finaliza a inscrição no CadÚnico.

Como funciona a concessão de benefícios?

Após se inscrever no Cadastro Único para programas sociais do governo federal a família não passa a receber os benefícios de forma automática. Ou seja, você não garante, ao fazer a inscrição, que poderá receber o Bolsa Família ou outros auxílios de imediato.

Depois da inscrição, haverá uma análise dos dados. Assim, caso eles indiquem que sua família se enquadra nos requisitos dos programas, ela poderá recebê-los quando abrir vaga neles. Ou seja, o grupo familiar entra na fila dos auxílios.

Quer ficar por dentro de quais são os benefícios sociais disponíveis hoje no Brasil e de suas regras? Então baixe o App do Guia e se inscreva no Guia do Ex-negativado, o seu canal gratuito e repleto de informações sobre auxílios, direitos e finanças.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça