Passo a passo para sacar multa rescisória do FGTS com ajuda do aplicativo

Sacar a multa rescisória do FGTS com o aplicativo é muito fácil e facilita a vida do trabalhador. Afinal, por meio do canal digital do Fundo de Garantia é possível resgatar o valor sem sair de casa.

O processo é rápido e é concluído em poucos minutos. Desse modo, o dinheiro cai diretamente na conta bancária e não há necessidade de ir até uma agência da Caixa para obtê-lo.

Confira o passo a passo de como requerer o resgate do valor, aqui no Guia do Ex-Negativado. Ainda, saiba como funciona a multa e em quais situações o trabalhador pode recebê-la.

Quem pode sacar a multa rescisória do FGTS?

A multa é paga aos trabalhadores que sofrem dispensa sem justa causa ou, então, que fazem acordo de dispensa.

No primeiro caso a demissão é involuntária, enquanto no segundo revela a intenção da empresa e do empregado em dar fim ao vínculo de emprego.

Quando há dispensa sem justa causa, a multa é de 40% sobre todos os depósitos feitos em favor do trabalhador ao longo do contrato. Já no acordo, por sua vez, ela é de apenas 20%.

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória do FGTS pelo aplicativo?

Sim. Para aqueles que optaram pelo saque-aniversário, a possibilidade de retirar a multa rescisória do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está disponível através do aplicativo.

Nesse cenário, o trabalhador tem o direito de efetuar o saque apenas da quantia referente à multa rescisória, sem acesso ao saldo total da conta.

Em contrapartida, para aqueles que NÃO aderiram ao saque-aniversário, a dinâmica é diferente.

Nestes casos, o trabalhador tem a prerrogativa de sacar o montante total disponível na conta do FGTS, além da multa rescisória, em situações de demissão sem justa causa.

Passo a passo de como sacar a multa rescisória do FGTS pelo aplicativo

Sacar o valor da multa do Fundo de Garantia é bastante simples.

Confira como fazer:

  • Primeiramente, acesse o aplicativo do FGTS (Google Play ou Apple Store) e faça login com CPF e senha. Caso não tenha um cadastro, realize-o na hora, conforme instruções que aparecerão na tela do seu celular;
  • Logo depois, clique em “Meus Saques”;
  • Então, clique em “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária;
  • Informe uma conta bancária de qualquer instituição financeira junto à agência. Contudo, cuidado: a conta deve ser individual, e não conjunta;
  • Confirme os dados e aguarde o depósito e a transferência automática do valor para a sua conta bancária.

Quanto tempo a multa demora para cair na conta do trabalhador?

O prazo para a multa rescisória do FGTS cair na conta do trabalhador depende da opção escolhida para o saque.

No caso daqueles que optaram por utilizar o aplicativo para efetuar o saque, o valor costuma ser creditado em até 5 dias úteis após o depósito na conta do Fundo de Garantia.

É importante ressaltar que este processo ágil de até 5 dias úteis proporciona aos trabalhadores uma rápida disponibilidade dos recursos, otimizando o acesso ao montante da multa rescisória.

Essa agilidade é uma medida que visa beneficiar os profissionais no momento de transição entre empregos, proporcionando acesso mais rápido aos seus direitos e recursos financeiros.

Deixe um comentário