Histórico de crédito INSS – Existem mais de 39 milhões de brasileiros que recebem algum tipo de benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2024. E, dessa forma, conhecer as formas de acessar serviços sem sair de casa é fundamental para evitar filas para um atendimento simples.
O histórico de crédito INSS, também conhecido como HISCRE, é o extrato de pagamento do benefício do INSS.
Ou seja, se trata de um extrato que pode ser consultado por todo e qualquer segurado do INSS, seja aposentado, pensionista ou beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros tipos de benefícios previdenciários.
E a forma de consulta é por meio do aplicativo Meu INSS ou do site Meu INSS, que consta dentro da plataforma do gov.br, podendo ser acessado de forma rápida e segura, utilizando suas credenciais de acesso.
Como ver o histórico de crédito no Meu INSS
Todo o procedimento pode ser feito através de um celular ou computador, em sua própria casa, seguindo os passos que explicaremos abaixo:
- Antes de mais nada, escolha a sua forma de acessar a plataforma do Meu INSS, por site ou aplicativo. Caso escolha o app, precisará baixa-lo em uma das lojas Google Play Store ou App Store;
- Na página principal, clique em “entrar com gov.br”, inserindo seu CPF e a senha cadastrada no site do Governo Federal. Há também como acessar através de uma conta bancária;
- Após o acesso ser feito, clique no menu de opções, que fica localizado no canto superior esquerdo com o ícone de três tracinhos;
- Você verá a opção “Extratos/Certidões/Declarações. Então, clique nela para avançar;
- Em seguida, vá em “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Escolha a competência que deseja consultar e acesse as informações do seu histórico de crédito INSS, podendo ainda baixar para um documento em PDF.
Para que serve o histórico de crédito INSS?
Como se trata de um extrato, é a melhor forma de consultar toda a movimentação financeira das suas atividades previdenciárias.
Isto é, o documento possui informações detalhadas sobre os valores recebidos por meio de benefícios, os bancos responsáveis pelo repasse dos pagamentos e o calendário.
Além disso, o segurado também pode consultar detalhadamente a situação do seu empréstimo consignado, caso possua um contrato ativo, como por exemplo as parcelas restantes e as já pagas, bem como o valor da reserva de margem consignável.
É importante acompanhar o histórico de crédito do INSS para se manter atualizado com todos os valores que entram e saem da sua conta, além de possíveis descontos indevidos que poderão ser questionados.
Leia também: