Saiba como justificar voto pelo celular em 2022 e não fique com o CPF irregular na Receita

Justificar o voto pelo celular – As eleições de 2022 no Brasil tiveram o fato inédito de redução no número de abstenções no segundo turno em relação ao primeiro, na disputa presidencial. Porém, para quem não pôde exercer o direito da democracia é fundamental saber como justificar o voto pelo celular. Confira aqui no portal Guia do Ex-Negativado.

O Brasil tem um dos sistemas de votação mais modernos do mundo e propicia aos eleitores realizarem inúmeras obrigações relacionadas à Justiça Eleitoral de forma digital. Uma delas é a justificativa pela ausência no dia da eleição.

Como justificar voto pelo celular?

O cidadão que não compareceu às urnas, antes de mais nada, deve entender que cada turno requer uma justificativa. Portanto, se faltou nos dois turnos são necessárias duas justificativas.

  • Para justificar, o primeiro passo é ter o aplicativo e-Título em seu celular;
  • Em seguida, abra o aplicativo e-Título com seu CPF e a senha cadastrada, ou com a biometria do seu celular. Caso não tenha acesso, faça um rápido cadastro confirmando suas informações;
  • Após o acesso ao app, toque no menu “mais opções”, representado por três tracinhos no canto inferior direito da página principal;
  • Na sequência, toque em “Justificativa de ausência”;
  • A partir daí, basta inserir a eleição que deseja justificar, a justificativa para a sua ausência e o seu e-mail e enviar para a Justiça Eleitoral.

É seguro justificar voto pelo celular?

Sim! O aplicativo e-Título foi desenvolvido e é gerido pela Justiça Eleitoral, sendo totalmente seguro. Até porque, funciona como título de eleitor digital até para votar.

Saiba como justificar o voto pelo celular (Foto: Reprodução / e-Título)
Saiba como justificar o voto pelo celular (Foto: Reprodução / e-Título)

Qual prazo para justificar voto?

Existe um limite de 60 dias, a contar da data do turno em que não votou, para realizar a obrigação da justificativa.

O que acontece se não justificar?

Ao passar dos dois meses de prazo para emitir a justificativa para a Justiça Eleitoral, o cidadão passa a ter uma pendência que irá impactar diretamente em sua vida.

Isso porque, o CPF constará como irregular na Receita Federal, impedindo que o cidadão abra conta em banco ou consiga quaisquer tipos de serviços financeiros, como cartão de crédito, empréstimo e financiamento.

Também ficará impossibilitado de tirar passaporte, além de não poder prestar concursos ou assumir cargos públicos e nem se matricular ou renovar matrículas em instituições públicas.

Tem multa em dinheiro pra quem não justifica voto?

Sim. Há também multa em dinheiro, porém com um valor simbólico para justificativa após esse prazo de aproximadamente R$ 3,51.

Deixe um comentário