Saiba como regularizar MEI atrasado para evitar problemas futuros

Regularizar o MEI atrasado evita o pagamento de juros, a dívida na Dívida Ativa e a perda do registro no Regime Simples Nacional. Por isso, se você está com as parcelas do Documento de Arrecadação do Simples Nacional em atraso, é importante quitá-las.

Aliás, saiba que para fazê-lo você sequer precisa sair de casa. Confira no Guia do Ex-Negativado como consultar o valor da sua dívida, obter as guias e regularizar o pagamento delas. Assim, evite prejuízos.

Como regularizar o MEI atrasado?

Isso é bastante simples. Basta que o microempreendedor acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual. Veja como fazer:

  • Acesse o PGMEI neste link;
  • Em seguida, digite o número do seu CNPJ e clique em “Continuar”;
  • Então, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” e escolha o ano que deseja consultar;
  • Selecione as parcelas em atraso;
  • Clique em “Apurar/Gerar DAS”, para pagar por boleto, ou “Pagar online” para fazer o pagamento pelo internet banking.

Você também pode obter informações e documentos para pagamento pelo aplicativo MEI.

Perco o CNPJ se não regularizar o MEI atrasado?

Não. O encerramento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica somente ocorre com a solicitação do detentor dela. Para isso, aliás, é necessário que as dívidas do CNPJ estejam em dia.

Consequências da irregularidade do MEI

Ao não regularizar o MEI atrasado, o microempreendedor assume riscos e prejuízos, tais como:

  • Aplicação de multa e juros de mora sobre os valores em atraso;
  • Inscrição na Dívida Ativa;
  • Em caso de inscrição, perda do registro no Simples Nacional;
  • Pela perda do Simples Nacional, então, o cidadão é excluído do Regime da Previdência. Em outras palavras, deixa de ter acesso aos benefícios do INSS.

O primeiro item decorre do simples atraso de pagamento. As demais, por sua vez, são fruto da insistência em não regularizar o MEI atrasado. Por isso, é importante que haja observação do prazo anual de regularização para que ela ocorra.

Qual é o valor do MEI 2023?

Neste ano, o valor mensal da DAS-MEI varia entre R$ 66 e R$ 72. Essa variação se deve ao tipo de atividade que o empreendedor realiza. Ela pode ser de comércio e indústria, serviços ou comércio e serviços.

Para saber direitos e deveres do MEI e de outros formatos de estabelecimento de pessoa jurídica, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra, gratuitamente, informações completas sobre assuntos importantes!

Deixe um comentário