Você sabia que é possível usar o FGTS para pagar as parcelas de financiamento do imóvel que estão em atraso? Desse modo, torna-se possível quitar as dívidas e garantir a regularidade da operação, sem colocar riscos à posse e propriedade do imóvel.
Essa é apenas uma das formas de usar o Fundo de Garantia para a compra de um imóvel. Por isso, quem tem saldo de FGTS pode aproveitá-lo para a conquista do sonho da casa própria.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona o uso do valor do Fundo de Garantia para deixar seu contrato de financiamento em dia. Também, saiba como funcionam outras alternativas de uso do benefício trabalhista.
Quando é possível usar o FGTS para pagar as parcelas em atraso de financiamento do imóvel em 2023?
De acordo com as regras do uso do Fundo de Garantia para operações imobiliárias, atualmente é possível usar o saldo das contas de FGTS para quitar até 80% de 6 prestações em atraso.
Este patamar se estabeleceu em dezembro de 2022, durante uma reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Nela, houve a limitação de quantas parcelas e qual a proporção de cada uma delas que podia se valer do FGTS.
Quais são as condições para quitar parcelas do financiamento de imóvel com o FGTS?
Para isso, primeiramente o trabalhador deve estar inscrito no Fundo de Garantia por pelo menos 3 anos.
Além disso, o imóvel cujas parcelas estão em atraso não deve ter avaliação superior a R$ 1,5 milhões.
Também, o trabalhador que deseja usar o FGTS para pagar parcelas do financiamento em atraso não pode ter outro imóvel em seu nome. Este, ainda, deve ser urbano e residencial.
Leia: Empréstimo FGTS do Banco Pan: como funciona? Negativado pode contratar? Saiba tudo aqui
Como abater parcelas do imóvel com o uso do Fundo de Garantia?
Para usar o FGTS para pagar parcelas de financiamento em atraso, basta ir até o banco em que você contratou esta operação.
Então, solicite o uso do Fundo de Garantia e assine uma “Autorização de Movimentação da Conta Vinculada ao FGTS”.
Em quais outras ocasiões posso usar o FGTS para obtenção de imóvel?
O uso do saldo de Fundo de Garantia para abater o valor das parcelas atrasadas do financiamento de imóvel não é o único possível. As regras do FGTS também permitem:
- Compra de imóvel e construção;
- Amortização ou liquidação do saldo restante para quitação.
Portanto, além de usar o FGTS para pagar parcelas do financiamento em atraso, você também pode diminuir o valor das prestações mensais ou usar o dinheiro para comprar (ou dar entrada) no imóvel.
Estas, é claro, não são as únicas formas de uso do Fundo de Garantia. Ele também se disponibiliza para questões que envolvem doença e perda de renda. Para saber como cada modalidade funciona, baixe o App do Guia e encontre notícias completas sobre benefícios, oportunidades financeiras e muito mais!