O Saque Corre Caixa é uma tarifa que pode aparecer no seu extrato bancário. Não sabe o que significa? Então hoje é a sua chance de descobrir o que é, como funciona e como cancelá-lo.
O Guia do Ex-Negativado reuniu todas as informações que você precisa para entender essa tarifa e evitá-la.
Veja ainda:
- Cartão Caixa Cidadão: saques, número do PIS e informações cruciais
- Bolsa Família e Seguro-Desemprego: Caixa pode pagar usando Drex Moeda Digital
O que é Saque Corre Caixa?
O “Saque Corre Caixa”, abreviação de “Caixa Correspondente”, é uma designação usada pela Caixa Econômica Federal (CEF) em extratos bancários para indicar que um saque em dinheiro foi realizado em um dos seus estabelecimentos parceiros.
Esses parceiros incluem casas Lotéricas e os representantes Caixa Aqui, que funcionam como pontos de atendimento autorizados.
Ao utilizar o cartão magnético, os clientes têm a facilidade de efetuar saques diretamente nesses correspondentes, assim como fariam em caixas eletrônicos da CEF.
Se você identificou a mensagem “Saque Corre” no seu extrato Caixa, isso significa que você (ou alguém) realizou um resgate de dinheiro em um desses locais que, por sua vez, atuam como correspondentes da Caixa Econômica Federal.
Essa opção proporciona conveniência aos clientes, permitindo a retirada de recursos fora das agências bancárias tradicionais.
Taxas do saque correspondente da Caixa
O que causa apreensão nos clientes da CEF é o aparecimento de cobranças de taxas em razão do Saque Corre. Elas variam entre R$ 1 e R$ 3 por transação.
A preocupação é válida, uma vez que o valor cobrado depende do tipo de conta e de particularidades individuais de cada cliente.
Embora seja comum que a instituição ofereça alguns saques gratuitos, essa cortesia pode não ser estendida a todos os clientes.
Assim, é importante que os correntistas analisem detalhadamente seus contratos e as condições acordadas durante a abertura da conta para, desse modo, verificar se as cobranças estão alinhadas com o que foi estabelecido.
Cobrança indevida de taxas
Se, ao conferir seu extrato, você identificar taxas para o Saque Corre que não estavam previstas em seu contrato ou se não realizou transações em um correspondente da Caixa, é imperativo agir prontamente.
Nesse caso, dirigir-se à sua agência é a melhor forma de resolver a questão, contestando cobranças indevidas e buscando esclarecimentos sobre os valores apresentados.
Tem como cancelar Saque Corre Caixa?
Aqui surge uma dúvida comum: é possível cancelar o Saque Corre? A resposta é não.
Essa informação no extrato apenas indica que uma transação foi efetuada, e em alguns casos, cobra-se uma taxa por isso.
No entanto, o cliente pode buscar alternativas para minimizar esses custos, como negociar condições mais favoráveis que ofereçam um número maior de saques gratuitos.
Outra estratégia é optar pelos caixas eletrônicos da própria Caixa, priorizando locais que ofereçam a conveniência de saques sem custos adicionais.
Essas escolhas conscientes podem fazer toda a diferença na gestão financeira do correntista, garantindo maior controle sobre seus gastos e evitando surpresas desagradáveis no extrato bancário.
Veja ainda: