Brasil se prepara para adotar a jornada de trabalho com 4 dias na semana

Jornada de trabalho 4 dias – A partir de junho deste ano, empresas brasileiras terão a oportunidade de participar de um amplo experimento promovido pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global em parceria com a brasileira Reconnect Happiness at Work, para implementar a semana de 4 dias.

O objetivo é entender o impacto da semana de quatro dias de trabalho na produtividade e bem-estar dos funcionários. Seguindo, portanto, o modelo de trabalhar 80% do tempo e manter 100% da produtividade.

Jornada de trabalho 4 dias e as avaliações que serão feitas

O programa, que se estende até dezembro, inclui sessões de apresentação para empresas em junho e julho, abertura das inscrições em agosto e preparação das companhias em setembro.

Antes, durante e depois do experimento serão avaliados indicadores como estresse da força de trabalho, facilidade para equilibrar vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover. Há um custo para participar do programa, a ser definido.

Renata Rivetti, da Reconnect Happiness at Work, explica que a iniciativa envolve repensar o trabalho de forma mais ampla, incluindo a avaliação do trabalho assíncrono, a automação de tarefas, a delegação de outras e a revisão de processos.

“Não é simplesmente tirar um dia, é redesenhar o trabalho”, afirma ela, destacando que as pessoas muitas vezes trabalham muitas horas sem serem necessariamente produtivas.

Reino Unido conseguiu bons resultados no experimento

A experiência já foi testada no Reino Unido, com a participação de 2.900 trabalhadores de 61 empresas, e os resultados foram significativos: 39% dos empregados se sentiram menos estressados; 71% reduziram sintomas de burnout.

Além disso, 54% acharam mais fácil conciliar vida pessoal e profissional; houve aumento de 1,4% na receita da companhia e, comparando com período similar em anos anteriores, a receita aumentou em média 35%; o turnover caiu 57% no período do piloto e 15% dos profissionais participantes disseram que nenhum aumento de salário os faria voltar à semana de cinco dias.

Alguns países onde a semana de 4 dias já é realidade

Empresas e governos ao redor do mundo já exploram essa nova forma de organiza a jornada de trabalho, buscando aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Os Emirados Árabes Unidos foram pioneiros na adoção integral da semana de 4 dias de trabalho para todos os órgãos públicos desde janeiro de 2022, enquanto na Bélgica, os profissionais podem escolher trabalhar 4 ou 5 dias por semana, mantendo a carga horária total de 38 horas semanais.

Na Islândia, por sua vez, entre 2015 e 2019, a jornada semanal foi reduzida de 40 para 35 ou 36 horas, mantendo a mesma remuneração, com 1% da população trabalhando em escala 4×3.

Com informações do Valor Econômico

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis! 

Deixe um comentário