STF e a revisão da vida toda do INSS: as notícias sobre a análise final

01/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

As definições sobre a revisão da vida toda no INSS estavam na pauta do STF para esta semana. Confira o que se decidiu.

Publicidade

A discussão do INSS e da revisão da vida toda se encontra no STF. O tema não representa uma novidade, pois há anos aguarda uma definição sobre sua aplicação ou não, o que impacta nos direitos dos segurados da Previdência.

No final de 2022, houve um avanço significativo quando o Supremo Tribunal Federal confirmou que os beneficiários da Previdência Social têm o direito de solicitar a revisão de seus benefícios, desde que dentro dos limites adequados.

No entanto, essa decisão não resolveu totalmente a questão. Ainda existem recursos apresentados pelo INSS e a necessidade de estabelecer um prazo específico para aplicar essa decisão.

A análise final, então, coube ao STF nesta semana. Confira como ficou.

Leia também:

O que o STF decidiu sobre a revisão da vida toda do INSS?

Apesar da discussão sobre essa revisão estar marcada para ocorrer nesta semana, ela foi novamente adiada.

Primeiramente, ela deveria ser pauta do STF na quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Contudo, em razão da falta de tempo para sua análise, houve a postergação para o dia seguinte, 29 de fevereiro.

Todavia, mais uma vez a discussão sobre o tema necessitou de adiamento. Apesar disso, o STF não decidiu uma data para retomar esta discussão.

O que falta o STF decidir sobre a revisão da vida toda do INSS?

À Corte cabe definir alguns detalhes sobre a incidência da revisão de benefícios, conforme pedido de esclarecimento feito pela Previdência Social em uma petição chamada Embargos de Declaração.

Portanto, o STF deve determinar quais são os benefícios que podem ser revisados. Igualmente, a partir de quando a revisão e a possível alteração de valores cabe.

Isso é de suma importância, especialmente para que o INSS possa entender os impactos da revisão da vida toda sobre os cofres públicos.

O que é a revisão da vida toda?

A revisão corresponde à possibilidade de requerer uma nova análise do valor dos benefícios previdenciários.

Isso ocorre porque em 1999 ocorreu uma mudança nas regras da Previdência Social. De acordo com ela, os segurados somente poderiam utilizar valores de recolhimento feitos após 1994 para o cálculo de possíveis benefícios. Por exemplo, aposentadorias e pensões.

No entanto, isso prejudicou pessoas cujos recolhimentos anteriores ao ano de 1994 eram maiores. Ou seja, em situações em que os rendimentos antes do marco temporal eram superiores aos obtidos após ele.

Por isso, há anos existe a discussão concernente à possibilidade de fazer a revisão da vida toda do INSS. O STF foi favorável a ela, de modo que agora somente precisa delimitar os efeitos da decisão.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça