Tem como antecipar o PIS 2023? Entenda melhor os pagamentos e programe-se

24/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Será que tem como antecipar o PIS 2023? Veja quanto você precisará esperar para recebê-lo, como consultá-lo e como liberá-lo antes.

Publicidade

Tem como antecipar o PIS 2023? Muitos trabalhadores já sabem que tem direito ao abono salarial e, em razão de contas que se acumulam nesta época, buscam formas de garanti-lo desde agora. Mas será que é possível fazer a antecipação?

Afinal, o abono segue um calendário de liberações que estipula, a princípio, qual é a data de recebimento para cada um dos trabalhadores. Ele determina a previsão de pagamento, que deve se encerrar até 17 de julho.

Veja no Guia do Ex-Negativado se esta antecipação é possível. Continue lendo e saiba como funciona o pagamento deste benefício que se volta aos trabalhadores de baixa renda e que pode pagar até um salário mínimo por cidadão.

Tem como antecipar o PIS 2023?

Não. O pagamento é feito de acordo com o calendário de liberações e, portanto, não há como antecipá-lo. Todos os trabalhadores deverão aguardar, dessa forma, as datas previamente estipuladas para a liberação dos valores.

Quando receberei o PIS 2023?

Não tem como antecipar o PIS 2023, de modo que cabe ao trabalhador aguardar a data de pagamento de acordo com o calendário de liberações. Ele determina os dias de pagamento com base no mês de nascimento de cada trabalhador.

Os pagamentos para os nascidos em janeiro e fevereiro já aconteceu no dia 15 de fevereiro. As próximas liberações ocorrerão em 15 de março.

Confira, portanto, as próximas datas para pagamento do PIS conforme o critério do mês de aniversário:

  • Março: 15 de março;
  • Abril: 15 de março;
  • Maio: 17 de abril;
  • Junho: 17 de abril;
  • Julho: 15 de maio;
  • Agosto: 15 de maio;
  • Setembro: 15 de junho;
  • Outubro: 15 de junho;
  • Novembro: 17 de julho;
  • Dezembro: 17 de julho.

Conforme o calendário do PIS 2023, os últimos pagamentos ocorrerão em 17 de julho e serão referentes aos trabalhadores aniversariantes de novembro e dezembro.

Como consultar o PIS?

Mesmo que não tenha como antecipar o PIS 2023, você já pode conferir, desde logo, se o receberá ou não. Assim, pode programar o uso do dinheiro, seja para pagamento de contas, poupança ou investimentos.

As consultas podem ser feitas pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador ou a plataforma Gov.br. Em todas elas faça o login e clique na opção de benefícios. Assim, saiba a previsão de pagamento e o valor.

Ainda, cabe uma ressalva: para alguns trabalhadores, a consulta resulta em uma mensagem que informa a divergência do CPF com a RFB (Receita Federal). Todavia, haverá uma revisão a partir do dia 1° de abril. Por isso, caso você se depare com esse aviso, não se preocupe e repita a consulta a partir de abril.

Para saber mais sobre o pagamento do PIS 2023 e as liberações futuras do abono salarial, conte com o App do Guia. Todos os dias ele traz, gratuitamente, informações completas para você não perder nada do que está acontecendo.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça