Tem como consultar meu Bolsa Família pelo meu nome? O programa de redistribuição de renda seleciona seus beneficiários a partir das informações presentes no Cadastro Único. Por isso, antes é preciso fazer o CadÚnico e, depois, aguardar na fila do benefício.
Então, para saber como anda a análise e seleção de beneficiários e ficar por dentro se você já pode receber o auxílio mensal, é possível usar um dos vários canais informativos do programa social.
Veja no Guia do Ex-Negativado quais são esses canais e, também, como consultá-los. Desse modo, não perca nenhuma novidade sobre o programa e saiba se você já foi selecionado(a).
Tem como consultar meu Bolsa Família pelo meu nome?
Não. A consulta ao programa social de redistribuição de renda ocorre, atualmente, com dois dados que não coincidem ao nome: com o CPF ou com o NIS, o Número de Identificação Social.
Caso você não tenha acesso ao seu número do NIS, é possível obtê-lo nos seguintes canais:
- Pelo portal do CadÚnico, dentro do site do Ministério da Cidadania: acesse este link e clique em “Iniciar”, em verde, na parte direito da tela. Informe o nome completo e demais informações necessárias e clique em ” Continuar”;
- No Meu INSS, disponível em aplicativo e portal: basta acessá-lo e, depois do login, clicar em “Meu Cadastro”;
- Cartão Cidadão: caso você tenha o Cartão Cidadão, o NIS estará anotado na parte superior dele.
Como consultar o Bolsa Família e saber se fui selecionado(a) para o programa?
Embora não tenha como consultar o Bolsa Família pelo nome, é possível consultar o programa pelo número do CPF ou do NIS. Para isso, existem diferentes canais.
Por exemplo, é possível consultar o direito ao benefício por telefone, pelos seguintes números:
- 121 (Ministério da Cidadania);
- 0800 726 02 07 (Caixa Cidadão);
- 111 (Telefone Bolsa Família).
Além disso, também é possível consultar o Bolsa Família pelo aplicativo que leva o mesmo nome do programa. Outra possibilidade é contatar o CRAS do seu município para buscar novas informações sobre o benefício.
Outro aplicativo que é útil para quem quer ficar por dentro dos programas sociais, benefícios disponíveis aos brasileiros e oportunidades e dicas financeiras é o App do Guia. Ele é gratuito e reúne tudo o que você precisa saber para ficar informado(a), confira!