Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet? Dúvidas são comuns sobre o tema

16/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira se tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet e saiba quais são as regras para fazer parte do programa.

Publicidade

Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet? Para participar do programa as famílias interessadas precisam fazer uma inscrição e, depois, aguardar a seleção.

O procedimento é simples, mas tem alguns passos imprescindíveis. Veja quais são eles e se é possível fazê-los online hoje, no Guia do Ex-Negativado.

Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet?

Não. A inscrição no programa deve acontecer de maneira presencial, para que haja uma entrevista com o representante familiar, bem como a entrega de documentos dos membros da família.

Portanto, embora seja possível acompanhar o programa e a seleção de novos beneficiários pela internet, a inscrição nele não pode ser online.

Como se cadastrar no Bolsa Família?

Para isso é necessário se inscrever no Cadastro Único. Ele é um banco de dados que orienta diversos programas sociais espalhados pelo Brasil, tanto federais quanto estaduais e municipais.

Ele reúne informações tais como renda, endereço e composição familiar.

A partir disso, consegue direcionar a redistribuição de recursos conforme a necessidade dos inscritos.

Embora não seja possível se cadastrar no Bolsa Família pela internet, é possível fazer um pré-cadastro online no CadÚnico, no aplicativo do banco de dados.

Depois dessa inscrição prévia, o representante familiar deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa em até 120 dias.

Confira: Quais documentos levar no CRAS Auxílio Brasil? O que é preciso para fazer o cadastro

Quanto tempo leva para receber o benefício depois de se cadastrar no Bolsa Família?

Não existe um prazo específico. A inclusão das famílias depende da fila do programa, que mensalmente abarca novos grupos.

Assim, a demora para começar a receber o benefício pode variar de acordo com a demanda de novos cadastros.

Nesse sentido, é fundamental que os solicitantes aguardem o processo de análise do cadastro com paciência e estejam com seus dados atualizados e corretos, para garantir que estejam aptas a receber assim que forem contemplados.

Quem pode receber o Bolsa Família?

Não basta se cadastrar no programa, também é necessário preencher as regras dele.

Elas exigem que a renda familiar per capita seja de até R$ 218.

Assim, basta somar todas as rendas das pessoas que moram no mesmo lar e, depois, dividir pelo número de residentes, independentemente se tenham ou não renda.

Aliás, valores de outros benefícios assistenciais, como Auxílio Gás ou Benefício de Prestação Continuada, não entram na conta. Apenas salários e proventos previdenciários são contabilizados.

Para ficar por dentro dos benefícios sociais disponíveis e de suas regras, não perca tempo: baixe e acesse o App do Guia! Encontre dicas e informações sobre direitos, finanças, produtos financeiros e mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça