Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet? Para participar do programa as famílias interessadas precisam fazer uma inscrição e, depois, aguardar a seleção.
O procedimento é simples, mas tem alguns passos imprescindíveis. Veja quais são eles e se é possível fazê-los online hoje, no Guia do Ex-Negativado.
Tem como se cadastrar no Bolsa Família pela internet?
Não. A inscrição no programa deve acontecer de maneira presencial, para que haja uma entrevista com o representante familiar, bem como a entrega de documentos dos membros da família.
Portanto, embora seja possível acompanhar o programa e a seleção de novos beneficiários pela internet, a inscrição nele não pode ser online.
Como se cadastrar no Bolsa Família?
Para isso é necessário se inscrever no Cadastro Único. Ele é um banco de dados que orienta diversos programas sociais espalhados pelo Brasil, tanto federais quanto estaduais e municipais.
Ele reúne informações tais como renda, endereço e composição familiar.
A partir disso, consegue direcionar a redistribuição de recursos conforme a necessidade dos inscritos.
Embora não seja possível se cadastrar no Bolsa Família pela internet, é possível fazer um pré-cadastro online no CadÚnico, no aplicativo do banco de dados.
Depois dessa inscrição prévia, o representante familiar deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa em até 120 dias.
Confira: Quais documentos levar no CRAS Auxílio Brasil? O que é preciso para fazer o cadastro
Quanto tempo leva para receber o benefício depois de se cadastrar no Bolsa Família?
Não existe um prazo específico. A inclusão das famílias depende da fila do programa, que mensalmente abarca novos grupos.
Assim, a demora para começar a receber o benefício pode variar de acordo com a demanda de novos cadastros.
Nesse sentido, é fundamental que os solicitantes aguardem o processo de análise do cadastro com paciência e estejam com seus dados atualizados e corretos, para garantir que estejam aptas a receber assim que forem contemplados.
Quem pode receber o Bolsa Família?
Não basta se cadastrar no programa, também é necessário preencher as regras dele.
Elas exigem que a renda familiar per capita seja de até R$ 218.
Assim, basta somar todas as rendas das pessoas que moram no mesmo lar e, depois, dividir pelo número de residentes, independentemente se tenham ou não renda.
Aliás, valores de outros benefícios assistenciais, como Auxílio Gás ou Benefício de Prestação Continuada, não entram na conta. Apenas salários e proventos previdenciários são contabilizados.
Para ficar por dentro dos benefícios sociais disponíveis e de suas regras, não perca tempo: baixe e acesse o App do Guia! Encontre dicas e informações sobre direitos, finanças, produtos financeiros e mais!