No primeiro trimestre deste ano, um marco histórico foi alcançado no mercado automobilístico: pela primeira vez, um carro elétrico liderou as vendas globais. De acordo com dados da JATO Dynamics, o Tesla Model Y superou o icônico Corolla, da Toyota, conquistando a posição de carro mais vendido no mundo.
Durante esse período, estima-se que a Tesla tenha comercializado impressionantes 267,2 mil unidades do Model Y, impulsionado pela crescente demanda por carros elétricos.
Tesla Model Y bate o Corolla (mesmo sendo mais caro)
O que chama atenção nessa conquista da Tesla e deixa a vitória ainda mais significativa, tem a ver com a comparação de preço entre os dois primeiros colocados da lista.
Enquanto o Model Y tem preço inicial a partir de US$ 52 mil, o segundo colocado, o Corolla, parte de US$ 23 mil. Valor bem inferior ao primeiro.
Vale também ressaltar que a Tesla fez redução de 15% neste trimestre, em alguns países, no preço do veículo. O que alguns apontam com fator importante para impulsionar ainda mais o desempenho.
Já no que tange ao status de maior fabricante global, a Toyota ainda se mantém no topo, com uma ampla gama de modelos em seu portfólio.
Preferência dos chineses
Essa nova realidade, em que um carro elétrico figura entre os dez mais vendidos do mundo, traz benefícios significativos para a China, que atualmente lidera como o maior exportador de veículos.
Isso é resultado direto da produção do Model Y em Xangai, que tem atendido à demanda crescente dos consumidores chineses.
A preferência dos compradores do país, serve para consolidar sua posição como um dos principais impulsionadores da indústria automobilística elétrica.
Essa revolução no mercado automobilístico, com um carro elétrico assumindo a liderança de vendas globalmente, pode estar refletindo uma mudança de paradigma na indústria.
Indicando, portanto, que talvez estejamos testemunhando o início de uma era de mobilidade mais limpa e sustentável.