Call us now:
Você conhece e sabe diferenciar os tipos de despesas que você assume todos os meses? Ter noção sobre elas, e como se classificam, é essencial para garantir um equilíbrio financeiro.
As despesas, de modo geral, dividem-se entre fixas e variáveis. Saber o que entra em cada classificação é uma forma de ter mais controle sobre as suas finanças, bem como diminuir gastos.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e conheça mais de perto essa classificação e saiba como diferenciar as despesas fixas das variáveis. Também, veja dicas para ter maior controle sobre o seu dinheiro!
Quais são os tipos de despesas e como elas se diferenciam?
As despesas que você assume podem ser fixas ou variáveis. Como os nomes já dão a entender, as primeiras se referem às parcelas que se repetem todos os meses e possuem pouca ou nenhuma variação.
Já as que são ditas variáveis são aquelas cujos gastos realmente variam mês a mês. Portanto, elas não se referem a uma dívida fixa, mas que depende de uma série de fatores.
Despesas fixas
Geralmente a exemplificação dos tipos de despesas fixas se volta ao aluguel, ao condomínio e às mensalidades. Afinal, esses são valores que normalmente não apresentam variações.
Contudo, esses não são os únicos exemplos de despesas fixas. Elas também se revelam nos seguintes gastos:
- Assinaturas de streaming (Netflix, Prime Video, Spotify, YouTube Premium, etc.);
- Plano de internet, celular e TV;
- Impostos fixos;
- Plano de saúde e odontológico;
- Seguros (de vida, imóvel, automóvel, etc.);
- Prestações (empréstimos, financiamentos, etc.).
Tipos de despesas variáveis
Por outro lado, também existem as despesas que apresentam variação. Elas, no geral, dependem do seu consumo mês a mês. Incluem, além do mercado, gastos com:
- Ingressos (cinema, teatro, shows, etc.);
- Serviços de transporte (ônibus e carros por aplicativo, como Uber);
- Medicamentos;
- Energia elétrica;
- Restaurantes e aplicativos de delivery;
- Presentes;
- Serviços de beleza (salão de beleza, clínicas de estética, etc.);
- Vestuário;
- Diarista, etc.
Como esses tipos de despesas variam, é um pouco mais complicado predeterminar quanto você gastará no próximo mês. Contudo, é possível se valer da média dos últimos 3 meses para ter uma noção melhor sobre isso.
Qual a relevância da diferença entre os tipos de despesas?
Saber como se classificam os seus gastos é uma maneira de ter mais controle sobre eles. Ao saber quais são as suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis, você passa a ter maior conhecimento sobre como gasta seu dinheiro.
Portanto, pode visualizar modos de economizar nas despezas. Por exemplo, visualiza despesas fixas cruciais (aluguel, por exemplo) e as dispensáveis (assinaturas de serviços de streaming).
Igualmente, pode visualizar formas de limitar as despesas variáveis. Por exemplo, traçar planos de fazer compras do mercado em dias promocionais. Ou, então, de como consumir menos energia elétrica, como evitando ligá-la em horários de pico de consumo.
Comparando, portanto, os diferentes tipos de despesas, você consegue estipular tetos de gastos e, consequentemente, levar uma vida um pouco mais equilibrada financeiramente.
Como controlar minhas finanças pessoais?
Aqui temos uma dica de ouro para você! Para ter mais controle sobre suas despesas, independentemente dos tipos, conte com o aplicativo App Guia.
Além de ter notícias sofre o mundo das finanças e dicas de investimentos, você também encontra ali uma planilha intuitiva e completa para anotar e controlar suas despesas. Portanto, não deixe de experimentar e veja sua vida financeira mudar para melhor!