Call us now:
Tirar dinheiro da poupança – A caderneta de poupança é uma das primeiras opções quando o assunto é aplicação para obter rendimento. Mas, ela está longe de ser a melhor atualmente. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado porque você deve tirar dinheiro da poupança e apostar em outros aplicadores.
A poupança foi criada há mais de 160 anos, junto com o lançamento da Caixa Econômica Federal, ainda na época imperialista no Brasil. Ou seja, passa por mais de um século e meio ainda sendo a forma mais popular de guardar dinheiro.
Entretanto, não é a melhor opção caso o objetivo seja fazer o dinheiro render de forma significativa.
Por que tirar dinheiro da poupança é a melhor escolha hoje?
A poupança sempre foi considerada como a melhor opção para fazer o dinheiro render, mas nos tempos atuais a velha caderneta anda defasada.
Poupança está perdendo para a inflação
Dinheiro guardado na poupança não só não rendeu nos últimos dois anos, como encolheu sob o ponto de vista da inflação no Brasil.
Entre setembro de 2020 a setembro de 2022, a caderneta rendeu abaixo da inflação no país, voltando a ficar acima somente em outubro de 2022 e por pouco, com 0,10% a mais. Ou seja, praticamente sem ganho real.
O pior momento ocorreu em outubro de 2021, quando a poupança perdeu 7,59% contra a inflação da época.
Investir em renda fixa é melhor do que a poupança
Não há dúvidas de que a modalidade de renda fixa é extremamente superior à poupança no cenário atual da Selic no Brasil.
E o motivo é de que esses tipos de investimentos seguem perto do patamar da Selic, que hoje está em 13,75% ao ano, por meio do CDI, enquanto a poupança estaciona nos 6,17%, que é sua remuneração anual máxima.
Onde investir após tirar dinheiro da poupança
Confira abaixo possibilidades que certamente farão o seu dinheiro render mais do que na poupança:
CDBs
Existem centenas de títulos de CDB no Brasil. Esse tipo de título se refere ao empréstimo de dinheiro ao banco, que devolve com juros. São oferecidos por todos os bancos e corretoras de investimento.
É comum encontrar CDBs que rendem em média de 100% do CDI, que significa hoje 13,65% ao ano de forma bruta. A rentabilidade é preestabelecida no momento de confirmar a aplicação.
O CDB promocional do Banco Genial, por sua vez, oferece rentabilidade de 220% por três meses. Nesse período, o investidor verá seu dinheiro investido render aproximadamente 30%.
Mesmo com o desconto de 17% a 25% como Imposto de Renda, sobre o valor do rendimento, ainda é uma opção superior à poupança.
LCI e LCA
São outras formas de investir em renda fixa e com o destaque para o fato de não descontar Imposto de Renda.
Em geral, são oferecidas com rendimento baseado em uma taxa próxima aos 100% do CDI.
Tesouro Direto Prefixado
O título público Tesouro Prefixado 2025 garante uma remuneração anual de 13,24% para o investidor. É mais uma opção confiável no mercado.
Contas digitais rendem mais que a poupança
Nubank, C6 Bank, Iti, Mercado Pago, PagBank e outras contas digitais rendem a 100% do CDI diretamente no saldo.
Ou seja, sem precisar investir em nenhum título já é possível obter uma remuneração maior do que a poupança. No PicPay, a rentabilidade chega a 102% do CDI.