Tudo que precisa saber sobre FGTS 2022

27/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Precisando de dinheiro extra? Então saiba tudo sobre o FGTS 2022 e saiba quando é possível sacá-lo! São várias as oportunidades.

Publicidade

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores formais brasileiros. Sacar o FGTS 2022 é uma maneira de conseguir dinheiro extra e, com ele, organizar suas finanças ou dar início à realização de sonhos. Continue a leitura e veja, no Guia do Ex-Negativado, como funciona o saque.

Apesar do depósito mensal do FGTS em favor dos trabalhadores, eles não tem liberdade para movimentá-lo quando quiserem. Afinal, ele é uma espécie de poupança compulsória. Portanto, a maioria das oportunidades para sacá-lo se referem às emergências.

Além disso, existem algumas campanhas e criações pontuais de saques. Saiba quais deles estão em vigor em 2022 e como funciona o saque do Fundo de Garantia.

FGTS 2022: Saiba oportunidades de saque

FGTS 2022
Tudo que precisa saber sobre FGTS 2022 – Foto: Canva

O Fundo de Garantia corresponde a 8% do salário mensal do trabalhador. Ele não tem desconto da remuneração, uma vez que é pago à parte pelo empregador.

Apesar disso, o valor fica retido em uma conta própria de FGTS junto à Caixa Econômica. Valores referentes a contratos em vigor são chamada de ativas; já as de contratos já encerrados são as inativas.

Independentemente do vigor do contrato de trabalho, o Fundo de Garantia, ainda que retido, permanece sendo de direito do trabalhador. Veja, então, algumas das oportunidades de sacá-lo.

Após 3 anos de desemprego ininterrupto

Quem completar 3 anos de desemprego ininterrupto em 2022 pode sacar o FGTS. Para isso é imprescindível que no decorrer destes três anos não tenha havido nenhum registro em CTPS.

Na dispensa sem justa causa

Quem sofre dispensa sem justa causa também pode sacar o FGTS 2022. Nesse caso, é possível sacar todo o saldo referente aos depósitos do atual contrato.

Sobre o valor total depositado ao longo do contrato, independentemente se houve movimentação de parte dele, recai a multa de 40%, paga pelo empregador.

A exceção para o saque do Fundo de Garantia nesse caso se dá para quem aderiu ao saque-aniversário. Nessa hipótese somente é possível movimentar a multa, de modo que o restante do saldo fica retido em conta inativa.

Saque do FGTS 2022 no acordo de rescisão

Outra forma de rescisão que dá acesso ao Fundo de Garantia é o acordo. Nesse caso o trabalhador pode sacar até 80% do saldo da conta e, sobre ele, recebe 20% de multa.

Mais uma vez, no entanto, a adesão ao saque-aniversário permite apenas o saque da multa no momento da rescisão.

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário está vigente desde 2020 e é uma das formas de saque do FGTS em 2022. Ele permite ao trabalhador sacar parte do saldo do Fundo anualmente, no mês de seu aniversário.

Quem aderir até o último dia do mês de nascimento pode sacar o valor ainda no mesmo ano. Contudo, após a adesão somente é possível desistir do saque-aniversário depois de 25 meses. Até lá, o saque-rescisão fica bloqueado.

Ao se aposentar

Ao se aposentar os trabalhadores também têm direito de resgatar o Fundo de Garantia em 2022. É possível sacar de todas as contas, ativas ou inativas.

Saque do FGTS 2022 em razão de doença

A legislação também permite a movimentação do Fundo de Garantia diante doenças graves ou em estágio terminal. Esse saque é possível tanto para condições de saúde do trabalhador quanto para de seus dependentes financeiros (cônjuge, companheiro, filhos e enteados).

Movimentação do FGTS para obtenção de imóvel residencial

Ainda, saiba que é possível utilizar o Fundo de Garantia para a aquisição de imóvel residencial. Para isso, ele deve ser necessariamente para uso como residência.

Além disso, somente é possível fazer uso do FGTS 2022 para esse fim caso o cidadão não possua outro imóvel em seu nome. O requerimento da movimentação ocorre diretamente no atendimento presencial na Caixa Econômica.

Saque emergencial do Fundo de Garantia

Por fim, em 2022 o FGTS teve liberação emergencial. Por isso, todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas poderiam sacar até R$ 1 mil. Contudo, isso ocorreu no primeiro semestre.

Apesar disso, é possível sacá-lo até o dia 15 de dezembro de 2022. A liberação ocorreu diretamente em conta de poupança digital Caixa Tem. Basta fazer o login com CPF e senha no aplicativo. Caso haja saldo, você pode resgatá-lo por transferência para conta ou usando-o em compras online e presenciais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça