Vale a pena devolver produtos Shein? Como fazer a devolução? Saiba detalhes

04/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Vale a pena devolver produtos Shein? Como fazer a devolução? Como embalar? O cliente paga? Entenda todos os passos.

Publicidade

Vale a pena devolver produtos Shein? – Quem nunca comprou um produto e se arrependeu da compra ou precisou realizar a troca ou devolução? Pois essa é uma ação ainda mais comum no segmento de moda.

No caso da Shein, que é uma loja na qual muitos dos itens são enviados diretamente da China, muitas dúvidas são levantadas quando o assunto é devolução.

Afinal, será que vale mesmo a pena devolver produtos Shein? Como proceder para devolver os produtos? O cliente paga o frete? Como embalar a devolução?

Respondemos neste texto, as principais perguntas que você pode ter sobre o assunto. Siga a leitura até o fim e esclareça suas dúvidas.

Vale a pena devolver produtos da Shein?

A decisão de devolver um produto que você comprou, independentemente da empresa, é uma escolha que depende das circunstâncias pessoais e das políticas da empresa vendedora.

Quando algo não atende às suas expectativas ou apresenta defeitos, e desde que você esteja dentro do prazo estipulado para devolução, considerar essa opção pode ser bastante sensato.

Por exemplo, se o item adquirido estiver danificado, não corresponder àquilo que você solicitou ou não alcançar os padrões de qualidade esperados, é aconselhável avaliar a possibilidade de uma devolução.

Nesses casos, devolver pode ser a melhor forma de garantir que você obtenha o produto desejado e em perfeitas condições, respeitando os seus direitos como consumidor.

Diante desse contexto, a resposta à pergunta do título pode ser óbvia: vale a pena, sim, devolver produtos da Shein. Ficar com algo que não tenha lhe agradado não faz sentido algum, não é mesmo?

No entanto, lembre-se de que, em alguns casos, você pode ser responsável pelos custos de envio ao devolver um produto da loja. E é aí que uma avaliação mais apurada será importante.

É fundamental estar ciente das políticas de devolução da empresa, pois elas variam de uma para outra.

Sempre verifique os prazos, procedimentos e condições estipulados para garantir uma transação tranquila e satisfatória. 

Como devolver produtos Shein

A Shein garante o direito de devolver produtos independentemente do motivo, como consta em seu site oficial. A empresa afirma o seguinte:

“Se você não estiver 100% satisfeito, você tem um máximo de 20 dias a partir da data de recebimento para nos devolver os itens. Não serão aceitas devoluções a partir de 20 dias  após a data de recebimento do pacote”.

Como se percebe, portanto, o consumidor tem o prazo de 20 dias após recebimento, para enviar o produto de volta.

A partir disso, existem dois métodos de devolução oferecidos pela Shein, sendo um deles pago pela própria empresa. Já o segundo, por sua vez, é um envio por conta própria.

Devolução paga pela Shein

Trata-se de um envio realizado pelos Correios, no qual a Shein emite uma etiqueta para o cliente postar o pacote em uma das agências da empresa de logística brasileira, no caso os Correios.

Nessa situação, o consumidor que deseja devolver produtos Shein deve colocar no pacote somente os itens que afirmou que enviará de volta.

A Shein detalha ainda que caso deseje devolver mais itens do mesmo pedido em outro momento, será cobrada uma taxa fixa de R$ 45 que será abatida no valor do reembolso.

Ou seja, é fundamental garantir que está devolvendo todos os produtos que deseja enviar de volta para não precisar pagar uma taxa extra posteriormente.

Devolução por conta própria

Já a outra opção de devolver produtos Shein é por conta própria.

Nesse caso, o comprador é quem escolhe a empresa de logística para fazer a devolução e arca com todos os custos de frete.

Em envios por conta própria, o cliente deve se atentar ao fato de que precisa inserir o número de seguimento da encomenda ou o recebido do envio, que constam em “histórico de devolução”, dentro da aba “Os meus pedidos”.

Passo a passo para devolver produtos Shein

Agora que você já sabe quando vale a pena devolver produtos Shein, e os tipos de devolução existentes na plataforma, mostraremos o passo a passo para enviar efetivamente um produto de volta e, assim, receber o reembolso:

  • Acesse sua conta Shein pelo aplicativo ou site da loja chinesa;
  • Vá no menu “Os meus pedidos” e clique em “devolver item” no pedido que deseja efetuar a devolução;
  • Selecione o (s) item (ns) que deseja devolver para a Shein;
  • Escolha o método de devolução para obter sua etiqueta de devolução pré-paga (Shein paga o frete);
  • Assim que a solicitação for confirmada, os Correios enviarão o código de devolução, no caso a etiqueta, para o seu e-mail;
  • Ou então, é possível consultar a etiqueta de devolução em sua conta da Shein;
  • Com o código em mãos, forneça-o para o atendente dos Correios, que imprimirá a etiqueta a ser colada no pacote devolvido.

Como embalar devolução Shein

Já no que diz respeito ao detalhe de como embalar uma devolução de produto da Shein, o processo é relativamente simples. 

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para embalar sua devolução de forma adequada:

  • Reúna os itens: Certifique-se de que todos os itens que deseja devolver estejam prontos para serem embalados. Isso inclui o produto em si, etiquetas, embalagens e qualquer documento relacionado à compra.
  • Embalagem original: Se possível, use a embalagem original na qual o produto foi entregue. Isso ajuda a proteger o item durante o transporte de volta.
  • Proteção do produto: Caso a embalagem original esteja danificada ou não seja adequada, envolva o produto de forma segura para protegê-lo durante o transporte. Isso pode incluir o uso de plástico bolha, papel de embrulho ou outros materiais de proteção.
  • Inclua a documentação: Certifique-se de incluir todos os documentos necessários para a devolução, como o formulário de devolução preenchido e qualquer recibo ou comprovante de compra.
  • Endereço de devolução: Verifique o endereço de devolução fornecido pela Shein e certifique-se de que esteja correto na embalagem.
  • Envio: Escolha o serviço de transporte que preferir e envie a devolução para o endereço indicado. É importante obter um comprovante de envio como prova de que a devolução foi despachada.

Viu só como embalar devolução da Shein é um processo simples? Veja agora a questão do reembolso.

Em quanto tempo a Shein paga reembolso?

A política de reembolso da Shein garante que o reembolso acontece em um prazo de sete dias úteis após o recebimento do pacote devolvido.

O valor do reembolso será devolvido para a carteira Shein ou para a conta com a qual a compra foi paga anteriormente, dependendo do método de reembolso selecionado.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa