Viúva recebe pensão integral do INSS? Como pedir a pensão por morte? Tire suas dúvidas

31/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quando a viúva recebe pensão integral do INSS? Quais são as regras e por quanto tempo ela recebe o benefício? Descubra aqui!

Publicidade

Viúva recebe pensão integral do INSS? O cálculo da pensão por morte da Previdência Social possui uma série de regras especiais. Por isso, o valor pago em favor dos dependentes financeiros de trabalhador ou aposentado que faleceu variam.

Veja no Guia do Ex-Negativado como funciona o cálculo e se é possível receber, para fins de pensão por morte, 100% do valor que o falecido recebia em vida. Também, aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Viúva recebe pensão integral?

Pode receber, embora esta não seja a regra. Em 2019 houve mudanças significativas na lei que rege a Previdência Social e seus benefícios, o que também atingiu a pensão por morte.

Uma das hipóteses em que a viúva recebe a pensão integral é quando o falecimento do beneficiário foi anterior à Reforma da Previdência (12 de novembro de 2019).

Nesta hipótese, receberá 100% do valor que o falecido recebia como aposentadoria. Ou, então, se trabalhador, 100% do valor que ele receberia caso se aposentasse por invalidez.

Por outro lado, em caso de falecimento do segurado do INSS após a reforma das regras previdenciárias, a viúva somente receberá a pensão integral caso tenha 4 filhos que preencham as condições de dependentes previdenciários (até 21 anos ou deficientes).

Todavia, cabe ressaltar que a pensão por morte jamais poderá ser inferior a um salário mínimo, pois ele atua como piso previdenciário. Atualmente ele é de R$ 1.302 e, a partir de 1° de maio, será de R$ 1.320.

Por quanto tempo a viúva pode receber pensão por morte?

Esta é outra pergunta cuja resposta depende, pois varia de acordo com a idade que a cônjuge ou companheira do falecido possuía na data do falecimento dele.

Veja, então, por quanto tempo a viúva recebe pensão integral ou parcial de acordo com sua idade:

  • Menos de 22 anos: 3 anos;
  • 22 a 27 anos: 6 anos;
  • 28 a 30 anos: 10 anos;
  • 31 a 41 anos: 15 anos;
  • 42 a 44 anos: 20 anos;
  • 45 anos ou mais: pensão vitalícia.

Como pedir a pensão por morte para viúva?

O requerimento do benefício previdenciário é feito pela internet, pelo portal Meu INSS. É possível acessá-lo tanto pelo aplicativo para celular quanto pelo portal para web.

No caso da viúva, o pedido não demanda comprovação de dependência econômica em relação ao falecido. Nesta hipótese, assim como no dos filhos, a dependência é presumida.

Quer saber mais sobre os benefícios do INSS? Então acompanhe o App do Guia. Ele reúne informações completas sobre parcelas previdenciárias, direitos sociais e trabalhistas da população brasileira! Assim, confira dicas importantes para a sua vida.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça