Voo atrasado ou cancelado? Conheça seus direitos e peça indenização em casos de prejuízo

14/10/2022

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Problemas com voo atrasado ou cancelado? Saiba o que fazer e quais são os seus direitos diante dessas situações incômodas!

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Um voo atrasado ou cancelado é capaz de gerar grandes dores de cabeça. Afinal, isso pode acabar com seus planos de passeios ou fazer você perder compromissos. Porém, saiba que essas situações têm consequências e geram direitos ao consumidor.

Além da possibilidade de requerer o reembolso do valor da passagem, o passageiro também pode ter acesso ao reembolso de despesas para alimentação e hospedagem em relação ao atraso. Saiba mais hoje, 15 de setembro, no Guia do Ex-Negativado.

Voo atrasado ou cancelado: conheça seus direitos

Ainda que o cancelamento ou atraso de voo possa ocorrer por motivos que fogem à responsabilidade da empresa – como por condição climática desfavorável ao voo – os consumidores têm uma série de direitos nessas situações.

Atraso de voo

Voo atrasado ou cancelado
Voo atrasado ou cancelado: Conheça seus direitos e peça indenização – Foto: Canva

 

No caso do atraso os direitos do consumidor variam de acordo com o tempo de espera entre o horário previsto para o embarque e aquele em que ele realmente ocorrer.

Dessa forma, são variáveis os direitos. Confira quais são eles, então, em relação ao tempo de espera:

  • Recebimento de atualizações a cada 30 minutos;
  • A partir de 1 hora de espera: comunicação gratuita, com acesso à internet telefone, etc.;
  • 2 horas: o consumidor tem direito ao recebimento de um voucher para alimentação mediante o voo atrasado;
  • 4 horas: o consumidor pode escolher entre o reembolso integral do valor da passagem com as taxas ou, então, receber o valor da hospedagem (caso necessite se hospedar no aeroporto para voo posterior) ou transporte ida e volta até sua residência.

Direitos do consumidor no cancelamento de voo

Por outro lado, quando o voo é cancelado e não apenas adiado, o consumidor também tem direito a receber integralmente o valor pago pelas passagens. Isso inclui tanto elas quanto as tarifas que as acompanham (embarque, despacho de bagagem, etc.).

Como buscar meus direitos mediante voo atrasado ou cancelado?

A princípio todos os trâmites – sejam eles de requerimento de devolução do valor da passagem ou de voucher para alimentação – devem ser feitos no balcão de atendimento da companhia aérea.

Além disso, é possível utilizar os canais de atendimento telefônico e digitais da companhia para ter acesso aos seus direitos. Em caso de descumprimento, busque a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Por outro lado, quando o voo cancelado ou atrasado levar a prejuízos como perda de uma oportunidade (como negócios ou ingressos previamente comprados) é possível requerer indenização de natureza moral e material.

Nesse último caso, entre com uma ação contra a companhia (geralmente nos Juizados Especiais) ou busque o Procon, que poderá ajudar nos trâmites legais para sua indenização.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

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