XP otimiza estrutura de custos com 780 funcionários demitidos e registra lucro surpreendente

17/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A XP Inc., uma das principais empresas financeiras do Brasil, implementou medidas para reduzir custos e fortalecer sua posição no mercado.

Publicidade

No primeiro trimestre deste ano, a XP Inc., uma das principais empresas de serviços financeiros do Brasil, implementou uma série de medidas para otimizar sua estrutura de custos, resultando na redução de mais de 780 funcionários. Essa decisão estratégica visava fortalecer a empresa em meio a desafios enfrentados pelo setor financeiro.

Apesar das mudanças internas, a XP Inc. registrou um lucro líquido de R$ 796 milhões durante o primeiro trimestre, o que representa um aumento de 2% em comparação com o quarto trimestre de 2022.

No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 7% nos lucros. A margem líquida reportada ficou em 25,4%, contra os 27,4% registrados 12 meses atrás.

Redução da taxa Selic

A possível redução da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, pode trazer benefícios significativos para a XP Investimentos, mesmo que a taxa básica de juros não atinja um dígito.

O CEP da XP, Thiago Maffra, acredita que um cenário de taxas de juros mais baixas seria favorável para o negócio, tendo em vista a experiência da empresa em ciclos anteriores.

Maffra destaca que um nível de taxa de juros mais baixo impulsionaria a confiança dos brasileiros e poderia incentivar muitas pessoas a migrarem dos bancos tradicionais para instituições como a XP.

Ele acredita que esse cenário seria benéfico para todos os envolvidos, afirmando: “É um cenário em que todos ganham.”

Saída de recursos aumenta

No mundo financeiro, as oscilações e as estratégias adotadas pelas empresas são fatores que requerem uma análise cuidadosa.

Bruno Constantino, executivo-chefe de finanças da XP, compartilhou algumas percepções sobre a captação líquida no último trimestre de 2022, revelando um aumento significativo nas saídas de recursos.

Esse aumento de 20% nas saídas pode ser atribuído ao comportamento das empresas, que têm se mostrado mais cautelosas em relação ao ambiente macroeconômico.

Crédito: Valor Econômico

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça