PL sobre 14° salário dos aposentados foi aprovado? Saiba mais sobre o assunto

27/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O PL sobre o 14° salário dos aposentados promete o pagamento de um valor extra para beneficiários do INSS. Confira se ele foi aprovado.

Publicidade

O PL sobre 14° salário dos aposentados causa burburinhos desde que houve a sua proposição, em 2020. Ele, que corresponde ao Projeto de Lei 4.367/2020, prevê um pagamento extra aos beneficiários do INSS.

A expectativa é que o pagamento do bônus ocorresse em 2020. Depois, ela foi postergada para 2021, quando também não chegou a se concretizar. Agora, espera-se que ocorra ainda em 2022.

Mas será que haverá esse pagamento? Afinal, houve aprovação do PL? Descubra as respostas para estas perguntas no Guia do Ex-Negativado.

O PL sobre o 14° salário dos aposentados foi aprovado?

Ainda não. Apesar do projeto ter obtido aprovação em comissões da Câmara dos Deputados, sua tramitação ainda não terminou. No momento, ela aguarda a análise pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Caso haja sua aprovação, o projeto seguirá para o Senado Federal, onde também precisa obter sinal verde. Por fim, vai à presidência da República, que deve sancioná-lo.

Contudo, até o momento não é possível estabelecer o que acontecerá. Afinal, qualquer pagamento dependerá destas análises e aprovações do PL sobre o 14° salário dos aposentados, parado desde agosto deste ano.

Entenda mais sobre o projeto que cria o décimo quarto salário dos aposentados

O projeto foi apresentado ainda no ano de 2020, em razão dos reflexos econômicos da pandemia. À época, ele previa o pagamento de uma parcela extra, além do 13°, aos beneficiários do INSS. Esse bônus seria pago por dois anos consecutivos.

Contudo, em razão da demora na análise e aprovação do projeto, ele já foi adaptado. Portanto, neste ano possuía indicações de que os pagamentos ocorreriam em 2022 e 2023.

Todavia, mediante o novo atraso na tramitação do PL sobre o 14° dos aposentados, a expectativa é que o pagamento não ocorra neste ano. Ainda, não se sabe se o projeto será alterado para que o pagamento ocorra em 2023 e 2014.

Portanto, resta aguardar a conclusão legislativa sobre o projeto e, também, eventuais novas alterações para adaptá-lo às novas condições.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça