Entenda como funciona o repasse de franquia e quais cuidados ter para não levar prejuízo

27/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Existem algumas situações relacionadas a elas que ainda geram dúvidas por parte do investidor. Uma delas é o repasse de franquia

Publicidade

Repasse de franquia – O universo das franquias no Brasil é extremamente vasto e vem crescendo a cada trimestre, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising. Porém, existem algumas situações relacionadas a elas que ainda geram dúvidas e requerem cautela por parte do investidor. Uma delas é o repasse de franquia. Confira aqui no Guia do Ex-Negativado todos os detalhes.

O que é repasse de franquia?

Trata-se de uma ação na qual o atual dono da unidade franqueada está querendo repassar a franquia adquirida.

Pode ser uma oportunidade para quem está buscando adquirir uma franquia já em funcionamento, como também para quem busca vender a unidade.

No caso das unidades franqueadas que são repassadas, a maioria dos casos ocorre por desinteresse pelo negócio por parte do dono atual, desistência do ramo, mas a principal delas é a falta de desempenho financeiro como se esperava anteriormente.

Vale a pena, portanto, estar atento aos detalhes.

Como funciona o repasse de franquia?

O primeiro ponto antes de pensar em um repasse é fundamental que seja observado o valuation da unidade, que inclui valor a ser pago para o atual dono da franquia e o prazo para o retorno do investimento – que é o payback.

O valor deve significar uma cifra real que demonstre o quanto vale, de forma objetiva, a operação que está sendo construída entre vendedor e comprador da unidade franqueada.

Vale destacar que o preço da unidade não deve incluir o trabalho do antigo franqueado, apenas o quanto realmente vale o produto a ser adquirido. É como explica a própria ABF, em seu site oficial.

Valuation não contempla sangue, suor e lágrimas porque franquia é um negócio de risco. Quando um franqueado precifica e inclui esses itens, dificilmente a venda se concretiza”, diz Thaís Kurita, especialista do Franchising e Varejo, ao site da Associação Brasileira de Franchising.

Portanto, o repasse de franquia funciona literalmente como uma venda da unidade franqueada a qual havia sido adquirida junto a uma franqueadora.

Assim, muda-se o dono da unidade, mas o negócio deve permanecer intacto, pois continuará sendo uma franquia.

Quais cuidados se deve ter?

O maior cuidado deve ser tomado justamente na precificação da unidade franqueada, quando o atual dono pode tentar se “ressarcir” pelo trabalho que teve ao longo dos anos.

Também é fundamental solicitar acesso às planilhas do Demonstrativo de Resultados do Exercícios, que mostrará a real situação da unidade, com custos, receitas e despesas do negócio, e quais pontos serão necessários para aumentar o lucro.

Outro ponto que se deve levar em consideração é a importância de uma auditoria para conhecer a fundo como está a situação da unidade, como por exemplo contratos em vigência com colaboradores, locação e outras situações.


Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça