Call us now:
Terá pagamento do 14° salário em 2022? A expectativa para recebimento do benefício extra existe desde 2020, embora nos dois últimos anos não tenha se concretizado.
Em 2022, então, novamente os olhares e questões se voltam ao projeto que propôs o pagamento extra aos beneficiários do INSS. Confira hoje, 29 de setembro, se ele será pago, datas de liberação e quem tem direito.
O que é o 14° salário?
Ele corresponde ao pagamento extra proposto pelos Projetos de Lei n° 4.367/2020 e 3.657/2020. Estes PL propõem a criação de uma parcela extra para auxiliar na renda dos beneficiários do INSS.
À época, os PL se justificaram pelo massivo desemprego que acompanhou a pandemia, que ainda dava seus primeiros passos. Com isso, muitos beneficiários do INSS se tornaram os responsáveis pela renda familiar.
Além disso, com a antecipação do 13° do INSS que ocorreu em 2020, 2021 e 2022, onde o bônus foi pago no primeiro semestre, os aposentados e outros beneficiários ficaram sem parcela extra no final do ano, época em que tradicionalmente as despesas aumentam.
Vai ter pagamento do 14° salário em 2022?
Apesar das altas expectativas que decorrem dos projetos de lei, até o momento as suas tramitações ainda não terminaram. Enquanto um dos projetos aguarda votação em plenário, o outro se encontra parado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Portanto, ao que tudo indica, o pagamento do 14° não deve ocorrer neste ano. Ainda, não é possível determinar se ele poderá ou não ser renovado para 2023.
Os projetos iniciais, afinal, previam o pagamento da parcela extra apenas em 2020 e 2021. Por isso, em caso de aprovação, as datas e duração dos pagamentos passarão por reformulação.
Quem terá direito ao 14° salário em 2022?
Infelizmente, em 2022 o pagamento não deverá ocorrer. Contudo, caso ocorra a sua aprovação para este ou para os próximos anos, devem ter direito a recebê-lo:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Beneficiários do auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-creche.
Por outro lado, quem recebe benefício suplementar por acidente deve ficar de fora, assim como quem recebe benefício de prestação continuada (BCP).
Como será o pagamento do 14° do INSS?
Até o momento ainda não há determinação sequer se haverá pagamento do bônus extra. Todavia, caso venha a ocorrer a aprovação, a liberação deve seguir os moldes do 13°.
Ou seja, eventual pagamento do 14° salário em 2022 deve ser feito diretamente na conta em que o beneficiário recebe o benefício mensal do INSS. Ainda, é possível que ocorra em duas parcelas.
Qual será o valor do 14° salário?
Em caso de pagamento do bônus extra, ele deverá corresponder ao valor entre 1 e 2 salários mínimos. Receberiam apenas 1 quem recebe o piso do INSS mensalmente; pagamentos maiores se limitariam a quem recebe benefício mensal superior.