Call us now:
A crise econômica pela qual o país enfrenta nos últimos anos, sobretudo após o começo da pandemia em 2020, vem assolando com força os consumidores brasileiros. Não à toa, são milhões de novos endividados a cada mês. Como todos buscam organizar a sua vida financeira, o Guia do Ex-Negativado traz hoje cinco dicas infalíveis.
Organizar suas finanças significa sair do aperto e, principalmente, deixar o endividamento para trás e conseguir usufruir da melhor forma possível dos seus próprios ganhos. Afinal, ninguém merece trabalhar apenas para pagar os débitos que realizou há longo período.
De toda forma, é importante ter em mente que a organização financeira só ocorrerá, a princípio, a partir da sua própria aceitação de que algo está errado com suas ações. A partir daí, novas ideias terão de ser implementadas com obediência para que os resultados sejam vistos por você mesmo.
5 passos para organizar a sua vida financeira
Confira abaixo o que começar a fazer para sair do aperto e ter uma vida financeira mais organizada a médio e longo prazo:
Conhecer e encarar as suas dívidas
O primeiro e, talvez o mais importante passo para organizar suas finanças, é conhecendo e encarando os principais problemas, que são as dívidas.
Se você possui débitos que estão negativados, procure quitá-los ou pelo menos renegociá-los para dar início a um momento de saúde financeira com valores que se encaixem em seu nome
Controlar seus gastos
Não basta apenas pagar seus débitos antigos ou planilhar os valores que vêm gastando, organizar as suas finanças significa também controlar os seus gastos. Principalmente àqueles que podem ser deixados para depois ou até deixados de lado.
O blog oficial da Serasa confirma essa tese afirmando que o controle de gastos é fundamental para fugir da negativação.
“Veja com o que você tem gastado, se são compras necessárias e planejadas ou compras de impulso, porque “estava baratinho” ou porque deu vontade na hora. Muitas vezes, acabamos nos arrependendo de ter comprado itens que não estavam programados, então antes de cada compra, pense se você realmente precisa daquilo”.
Não gaste mais do que ganha
Parece óbvio, não é? Mas esse é um problema que atinge muitos consumidores brasileiros. Gastar mais do que ganha é um dos principais motivos que geram dívidas e também acaba por causar o efeito bola de neve, que nada mais é do que um débito em cima do outro, por não conseguir quitar tudo de uma vez.
Se não sobrar nada no fim do mês, ou até mesmo termina no negativo, significa que seus hábitos estão errados e que devem ser mudados para a sua saúde financeira.
Guarde uma parte do seu dinheiro por mês para reserva de emergência
Uma parte fundamental para ter organização e saúde financeira é conseguir construir uma reserva de emergência.
O que é isso? Trata-se de um fundo próprio no qual você deve adicionar uma parte dos ganhos mensais todos os meses até formar um valor que seja suficiente para ultrapassar problemas que ocasionalmente aconteçam no futuro. Portanto, uma reserva de emergência para situações imprevisíveis.
Comece a investir seu dinheiro
Depois que já tiver conseguido controlar suas dívidas e, principalmente, os seus gastos, certamente terá dinheiro sobrando no fim do mês.
Use parte dessa quantia para investir no seu próprio futuro, fazendo o dinheiro parado trabalhar para você mesmo.
Existem inúmeras opções de investimentos simples e rápidos no mercado, inclusive para quem é iniciante no mercado.