A prestação de contas da pensão alimentícia é obrigatória?

15/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

O pai pode pedir prestação de contas da pensão alimentícia, mas apenas em algumas situações específicas. Saiba como funciona.

Publicidade

A prestação de contas pensão alimentícia é um assunto polêmico. De um lado, um dos pais fica responsável pelos cuidados diários com o(s) filho(s) e recebe valores para ajudar a arcar com os custo com ele(s). Por outro lado, o alimentante pode entender que está sendo lesado e arcando luxos do ex-companheiro (a).

Por isso, muitas vezes quem é responsável pelo pagamento da pensão deseja ter à disposição um relatório sobre o destino dos valores. Assim, busca saber se eles realmente se prestam ao dependente.

Contudo, nem sempre é fácil reunir comprovantes de gastos e anotações sobre o destino de cada centavo da pensão.

Ao mesmo tempo, muitas vezes ela sequer é suficiente para arcar com metade das despesas dos filhos. E então, como fica? Continue lendo e entenda como funciona.

Veja também:

É possível pedir prestação de contas da pensão alimentícia?

Sim, isso é possível desde 2014, quando entrou em vigor a lei 13.508/2014.

Nela há a previsão de que o alimentante – isto é, o responsável pelo pagamento da pensão – pode solicitar a comprovação de como ocorre o uso dos valores.

Veja o que diz a lei no parágrafo 5° do artigo 1.583:

“A guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos”.

A prestação de contas da pensão alimentícia é obrigatória?

Apenas quando determinada por um juiz.

Em caso contrário, não há necessidade de que a mãe ou pai que reside com a criança ou adolescente apresente comprovantes e relatórios sobre a maneira como os valores são utilizados.

Quando é possível solicitar prestação de contas da pensão alimentícia?

De acordo com o entendimento dos tribunais, a prestação de contas somente pode ser solicitada quando houver indícios de desvios ou de mau uso dos valores por quem possui reside com a criança.

Dessa maneira, é necessário que o alimentante tenha à disposição provas disso. Após reuni-las, deverá entrar com uma ação que requeira a prestação de contas.

Assim, cabe ao juiz analisar a situação e determinar ou não a comprovação de como os valores são utilizados.

O que o valor da pensão alimentícia engloba?

Embora o título da pensão faça menção a alimentos, ela não se destina apenas aos gastos decorrentes da alimentação. Na verdade, inclui todas as despesas básicas da criança ou do adolescente.

Ou seja, deve se destinar à alimentação, saúde, segurança, transporte, educação, vestuário e ao lazer do dependente financeiro.

É justamente por isso, aliás, que muitas vezes o valor determinado para fins de pensão não consegue cobrir todas as necessidades do filho.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa