, ,

Abono salarial não habilitado: como resolver para receber o PIS em junho (2023)

10/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Abono salarial não habilitado – Chegando perto de mais uma rodada de pagamentos do abono salarial, os trabalhadores buscam informações.

Publicidade

Abono salarial não habilitado – Chegando perto de mais uma rodada de pagamentos do abono salarial, os trabalhadores buscam informações sobre o seu direito e como resolver problemas relacionados ao PIS.

Um dos problemas mais comuns apresentados por trabalhadores é justamente o abono salarial não habilitado, o que impede que o dinheiro caia na conta no dia marcado no calendário.

Mas por que isso acontece e como resolver para receber no próximo dia 15 de junho? O Guia do Ex-Negativado mostra neste texto.

Quem vai receber abono salarial em junho?

O calendário atual garante pagamento do abono salarial PIS/PASEP para os trabalhadores que cumprem os requisitos e fazem parte do grupo de nascidos nos meses de setembro ou outubro.

Já os critérios estabelecidos são:

  • Inscrição no PIS/Pasep por 5 anos contando de 2023 para trás;
  • Ao menos 30 dias de trabalho no ano-base 2021;
  • Remuneração de até 2 salários mínimos (R$ 2.640) em 2021;
  • Ter seu nome inscrito na RAIS/e-Social pelo empregador.

Como resolver o problema de abono salarial não habilitado?

O status de abono salarial não habilitado geralmente é mostrado quando o trabalhador não cumpre algum dos requisitos estabelecidos pela lei.

Mas podem haver situações em que há direito a receber e mesmo assim ocorre um problema.

Nesse caso, a situação mais comum é quando o empregador não inscreve o nome do trabalhador na RAIS/e-Social.

Portanto, é recomendável verificar a sua situação no endereço rais.gov.br.

Nesse caso, cabe ao empregador resolver a situação, inscrevendo o nome do trabalhador na lista de funcionários com urgência.

Outra possibilidade, embora mais rara, é quando há um erro na base de dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, te impedindo de receber o benefício.

Nesse caso, deverá demorar mais tempo para conseguir a comprovação, pois pode ser necessário recorrer à Justiça do Trabalho para garantir o seu direito.

Leia também: Quem trabalhou em 2022 vai receber o PIS quando? Questionamento tem sido comum

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa