Abono salarial não habilitado: o que isto significa? O que fazer para corrigir? Entenda

04/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que quer dizer “abono salarial não habilitado”? Saiba o que a mensagem na consulta PIS/Pasep significa e como resolver a situação.

Publicidade

Abono salarial não habilitado – A partir deste domingo (5) será possível fazer a consulta ao PIS/Pasep, cujo pagamento inicia no próximo dia 15. Mas o que fazer caso ela indique a mensagem “abono salarial não habilitado“?

Este é um dos possíveis resultados da consulta ao pagamento do benefício. Por isso, é importante saber o que significa e o que fazer para resolver a situação.

Para isso, acompanhe o Guia do Ex-Negativado e tire suas dúvidas sobre o pagamento e sobre a consulta à liberação do abono salarial em 2023.

O que significa a mensagem “abono salarial não habilitado”?

Significa que o sistema não encontrou informações sobre o seu direito ao recebimento do benefício. Portanto, neste caso, você não terá direito ao abono PIS/Pasep.

Por que meu abono salarial não está habilitado?

Isso pode se dever a uma série de coisas. Primeiramente, à ausência de preenchimento dos requisitos para recebimento do abono.

Neste ano ele tem como ano-base 2021 e, portanto, suas regras devem ser analisadas de acordo com o trabalho prestado há dois anos. Veja quais são:

  • Inscrição no PIS/Pasep por 5 anos;
  • Ao menos 30 dias de trabalho com CTPS assinada;
  • Remuneração de até 2 salários mínimos (R$ 2.604).

Além disso, para que o abono salarial seja habilitado é necessário que o trabalhador conste na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), documento entregue pelo empregador.

O que fazer caso não haja habilitação no PIS/Pasep?

Caso o abono salarial não habilitado decorra da falta de preenchimento dos requisitos de média salarial, tempo de trabalho e de inscrição no PIS/Pasep, não há o que fazer. Nestas hipóteses, o trabalhador não tem direito ao benefício.

Por outro lado, caso a não habilitação decorra da ausência de entrega da RAIS pelo empregador, cabe ao trabalhador contatá-lo para que ele corrija este problema.

Aliás, saiba que todos os trabalhadores podem fazer a consulta a RAIS para conferir se está tudo certo. Para isso, basta fazer a Consulta Trabalhador, disponível neste link.

Após acessar o link, digite o número do seu CPF, preencha o código da imagem e clique em “Avançar”.

Acompanhe seus direitos e saiba tudo sobre eles

Para ficar sempre em dia com os seus direitos e benefícios que pode receber, conte com o App do Guia. Todos os dias ele traz, gratuitamente, dicas e notícias importantes!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça