Afastado pelo INSS recebe 13° salário? Saiba mais sobre assunto aqui

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Afastado pelo INSS recebe 13°? E quem é responsável por pagar esse benefício extra? Saiba, hoje, como funciona.

Publicidade

Afastado pelo INSS recebe 13° – O final do ano se aproxima e, com ele, a expectativa pelo décimo terceiro salário. Mas como fica com quem está recebendo auxílio previdenciário? Afastado pelo INSS recebe 13°?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem recebe benefício em razão de doença. Afinal, o décimo terceiro é um salário extra e corresponde a um importante complemento da renda, especialmente em tempos de preços nas alturas.

Saiba hoje, então, como funciona. Também, confira as datas de liberação do abono extra.

Afastado pelo INSS recebe 13° salário?

A resposta é sim. Esse é um direito do trabalhador, que não o perde em razão do afastamento pelo INSS. Portanto, mesmo quem recebe auxílio-doença tem 13° salário.

O que muda é em relação à forma de pagamento. Uma vez que o empregador se responsabiliza pelos primeiros 15 dias de afastamento, eles entram na conta dele.

A mesma coisa acontece em relação ao décimo terceiro salário. Ou seja, parte dele é custeado pelo empregado e parte dele pelo INSS.

Por exemplo, o trabalhador que foi afastado pelo INSS e manteve seu contrato com a empresa o ano todo recebera 50% do 13° previdenciário e 50% dele pela empresa.

Por outro lado, quem ficou afastado por apenas 30 dias recebe o décimo terceiro de um único mês (1/12 do salário) pago parte pelo INSS e parte pelo empregador.

Quando é o pagamento do 13° salário?

Depende de quem o faz. O INSS, por exemplo, antecipou o pagamento em maio e junho deste ano. Por isso, quem foi afastado pelo INSS depois também recebe 13°, cujos pagamentos se dão em agosto e novembro.

Portanto, a primeira parcela do décimo terceiro do INSS já foi paga para todos, enquanto a segunda será paga em novembro.

O pagamento do abono extra pelas empresas, por sua vez, deve acontecer até o dia 30 de novembro (primeira parcela) e 20 de dezembro (segunda parcela).

Quem tem direito ao 13° salário?

Todos os trabalhadores que tenham carteira assinada. Por isso, aprendizes, empregados domésticos, rurais e urbanos têm direito às parcela extra.

Também têm direito a ela os trabalhadores avulsos, temporários e intermitentes. Por outro lado, não recebem o décimo terceiro os estagiários, pois não há vínculo de emprego.

Por outro lado, também recebe o 13° quem for beneficiário do INSS como aposentados, pensionistas e quem recebe auxílio-doença, acidentário ou reclusão.

Somente não o recebem os que recebem benefício de assistência social, tal como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a deficientes e idosos sem renda.

Cálculo do 13º salário

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça