Quando cai o décimo terceiro 2022? Veja datas de pagamento e valores

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quando cai o décimo terceiro em 2022 e veja, também, como fazer o cálculo e saiba quanto você receberá!

Publicidade

Fim do ano chegando e uma pergunta não sai da cabeça: quando cai o décimo terceiro em 2022? Ele é um dos protagonistas do encerramento anual, pois garante um dinheirinho extra no bolso.

E nós já temos as datas de pagamento! Por isso, se você quer se preparar para receber essa grana, continue lendo e veja quando será paga e o valor que cada um receberá.

Quando cai o décimo terceiro (2022)?

O pagamento do 13° salário para os trabalhadores formais ocorre em duas parcelas.

A primeira é a metade do valor sem descontos; já a segunda é paga com os descontos que incidiram em todo o décimo terceiro.

Veja, então, as datas e quando cai o décimo terceiro em 2022:

  • 1ª parcela: pagamento até 30 de novembro;
  • 2ª parcela: pagamento até 20 de dezembro.

Veja, entretanto, que cada parcela possui uma data limite de pagamento. Portanto, é possível que a empresa escolha qualquer data, respeitando esse limite.

Qual é o valor do décimo terceiro em 2022?

Isso depende do número de meses que cada trabalhador prestou serviços, durante o ano, para o mesmo empregado. Também, do seu salário.

Cada mês em que houve ao menos 15 dias de trabalho contabilizam 1/12 do décimo terceiro.

Por isso, para saber quanto você receberá, divida seu salário por 12. Logo depois, multiplique o resultado pelo número de meses em que você prestou serviços à mesma empresa.

Contudo, não se esqueça de que este é o valor do décimo terceiro sem descontos, sendo que a segunda parcela cai com incidência de INSS e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Além disso, caso o trabalhador seja pagador de pensão de alimentos, o desconto da cota-parte do pensionista é feito em ambas as parcelas.

Quando cai o décimo terceiro 2022
Quando cai o décimo terceiro (2022)? – Foto: Canva

Quando cai o décimo terceiro do INSS em 2022?

Os beneficiários do INSS tiveram suas parcelas de 13° antecipadas. Desse modo, o pagamento ocorreu ainda no primeiro semestre, nos meses de maio e junho.

Contudo, se você se aposentou ou se tornou beneficiário depois destas datas, não se preocupe! O pagamento ocorre, nesses casos, em agosto e novembro.

Assim como o pagamento do décimo terceiro dos trabalhadores, o abono do INSS cai em duas parcelas. Contudo, aqui os descontos se limitam ao IRRF.

No restante, o pagamento acontece nos mesmos moldes. Isto é, considera-se o número de meses pelos quais o segurado se beneficiou de pagamentos do INSS e o valor do seu auxílio mensal. Assim, é igualmente proporcional.

Mais detalhes sobre o cálculo do 13º salário

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça