,

Ainda tem como sacar o abono salarial 2023? Passos e prazos do PIS/Pasep

16/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Ainda tem como sacar o abono salarial 2023? Conheça passo e passo e o prazo máximo para retirar o benefício trabalhista.

Publicidade

Como sacar o abono salarial 2023 – O Governo Federal já finalizou as rodadas de pagamentos do abono salarial PIS/PASEP em 2023. Com isso, surgem dúvidas sobre o saque. Ainda é possível resgatar o dinheiro? Até quando? Saiba já aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quem recebeu abono salarial em 2023?

Entre os meses de fevereiro e julho, o Governo Federal repassou até um salário mínimo para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que cumpriram os requisitos do benefício em 2021:

  • Ter trabalhado por 30 dias com carteira assinada, com até dois salários mínimos de remuneração em média;
  • Ter o nome inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Estar com o nome na RAIS/e-Social por parte do empregador.

Vale destacar que os trabalhadores da rede privada recebem o abono salarial chamado de PIS, enquanto o PASEP é voltado para servidores públicos. Com isso, há diferença na forma de saque.

Onde resgatar o abono salarial PIS

Para aqueles que possuem uma conta ativa na Caixa Econômica Federal, o valor do abono é automaticamente depositado em sua conta corrente ou poupança, tornando-o acessível por meio de um caixa eletrônico, usando o cartão bancário.

Para aqueles que não mantêm uma conta na Caixa, o benefício é creditado em uma conta digital Caixa Tem, e é possível sacá-lo das seguintes maneiras:

  • Utilizando o código de saque gerado pelo Caixa Tem, sem precisar de cartão, em um caixa eletrônico;
  • Em uma casa lotérica, também com o código de saque do Caixa Tem e seus documentos.
  • Em uma agência física da Caixa, mediante apresentação de documentos.

Onde resgatar o abono salarial PASEP

Da mesma forma que o PIS, os beneficiários do PASEP que possuem conta ativa no Banco do Brasil têm o valor do abono automaticamente creditado em sua conta e podem sacá-lo em qualquer caixa eletrônico do BB.

Para os servidores que não mantêm conta no Banco do Brasil, existem as seguintes opções:

  • Solicitar uma transferência eletrônica disponível (TED) por meio do site do Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/site/setor-publico/beneficios-sociais/pasep);
  • Solicitar uma TED em um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil;
  • Comparecer a uma agência física do Banco do Brasil com os documentos necessários para efetuar o saque.

Até quando vou ter como sacar o abono salarial 2023?

Segundo a lei do abono salarial, o pagamento pode ser resgatado pelo trabalhador até o final do ano em que foi repassado.

Ou seja, neste ano é possível sacar o abono referente ao ano de 2021 até 31 de dezembro de 2023.

Esse mesmo prazo deve ser respeitado tanto por quem recebe PIS, como também por quem recebe o PASEP.

Leia mais:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa