Alemanha abre portas para profissionais estrangeiros qualificados

Com o objetivo de combater o envelhecimento populacional e as baixas taxas de natalidade, a Alemanha vem buscando profissionais estrangeiros qualificados. Inclusive, uma delegação liderada pelos ministros Hubertus Heil e Annalena Baerbock, veio até o Brasil com o intuito de atrair talentos.

Segundo o ministro do Trabalho alemão, há a perspectiva de um déficit de 7 milhões de trabalhadores até 2035.

Conheça hoje, portanto, quais as oportunidades de trabalho no país europeu.

Trabalho na Alemanha e as dicas para brasileiros

É importante ressaltar que o processo de imigração pode ser complexo.

A Agência Federal de Emprego em Nuremberg identificou escassez em áreas como enfermagem, de motoristas, construção, educação, TI, hotelaria e gastronomia.

Para brasileiros sem cidadania europeia, é necessário obter um visto de trabalho.

Nesse sentido, existem duas opções: um visto de busca de emprego, com estadia de até 180 dias para procurar trabalho, ou viajar para a Alemanha após receber uma oferta de emprego de um empregador alemão no Brasil.

O visto de busca de emprego, regulamentado em 2020, requer formação acadêmica ou profissional reconhecida na Alemanha, além de comprovação financeira de R$ 32,7 mil para seis meses de busca de emprego.

Já o visto para atividades profissionais exige oferta de trabalho concreta e reconhecimento do diploma.

Oportunidades para brasileiros

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece o programa ProRecognition para auxiliar no processo de validação de diplomas, além de apoiar na busca de emprego após o reconhecimento.

Dominar o idioma alemão é um fator determinante para o sucesso profissional, facilitando a integração e abrindo portas.

Veja ainda:

Embora seja possível encontrar oportunidades na área de TI sem falar alemão, a falta do idioma pode dificultar a integração e progresso na carreira.

A maioria das profissões exige níveis intermediários (B1-B2) de proficiência, enquanto áreas como ensino, medicina e direito requerem fluência avançada (C1-C2).

Deixe um comentário