Call us now:
Aluguel entra no imposto de renda? Quais são os rendimentos que devem compor a declaração? Essas são perguntas comuns, especialmente com a abertura do prazo para fazê-la em 2023. Afinal, erros nas declarações geram punições, inclusive multas.
Por isso, é importante ter atenção no momento de realizar a declaração de renda, de modo a não deixar valores que devem compô-la de fora. Saiba, no Guia do Ex-Negativado, mais sobre quais são essas verbas.
Aluguel entra no imposto de renda?
Sim, entra. Assim como outros tipos de renda, quem for proprietário de um ou mais imóveis e os loca para terceiros, obtendo renda a partir desta operação, deve declará-la.
O aluguel recebido pelo proprietário, aliás, é um rendimento tributável. Portanto, ele não apenas deve ser declarado, mas também gerará contribuições em favor da Receita Federal.
Ainda, é importante ressaltar que além de declarar o aluguel, que entra no imposto de renda, o proprietário do imóvel também precisa declarar a existência desta propriedade.
Parcelas dedutíveis nos impostos sobre o valor do aluguel
Ao declarar o valor obtido com aluguéis no imposto de renda, o proprietário pode deduzir algumas despesas relacionadas ao imóvel e à manutenção dele.
Com isso, o valor de contribuição diminui. São várias as despesas que permitem essa dedução, mas elas devem respeitar o limite para cada faixa de renda da declaração.
Dentre as despesas dedutíveis do aluguel, que entra no imposto de renda estão:
- Taxas de administração;
- IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana);
- Reformas do imóvel;
- Condomínio;
- Seguro do imóvel;
- Despesas de divulgação do aluguel para temporada, etc.
Ao declarar o aluguel no imposto de renda, será possível deduzir entre R$ 142,80 e R$ 869,36, conforme a faixa de rendimento obtido por meio da locação do imóvel para terceiros.
Assim como no caso de outros tipos de renda que entram na declaração, o sistema faz o cálculo do valor devido à Receita Federal automaticamente.
Para saber mais sobre a declaração de IR, bem como sobre outros assuntos que envolvem deveres financeiros, oportunidades e direitos sociais e trabalhistas, acompanhe o App do Guia!