,

Aplicativo Celular Seguro: quem furtar ou roubar terá “um pedaço de metal inútil”

17/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O aplicativo “Celular Seguro” é uma iniciativa do governo que promete ajudar a combater a prática de roubos e furtos de smartphones.

Publicidade

Aplicativo Celular Seguro – O cenário de roubos e furtos de celulares no Brasil é uma preocupação constante, afetando milhares de cidadãos todos os anos.

Em uma iniciativa voltada para enfrentar esse problema, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou uma reunião com todas as operadoras do país para viabilizar a plataforma “Celular Seguro”.

A iniciativa tem como objetivo criar um aplicativo que não apenas permita bloquear remotamente os smartphones, mas também centralize a comunicação de roubos e furtos, eliminando a necessidade de recorrer a vários canais de atendimento.

Veja ainda:

O Aplicativo Celular Seguro 

O plano do governo conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e todos os bancos brasileiros, que já aderiram ao projeto através de um acordo firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O aplicativo deve ser chamado mesmo de “Celular Seguro“, como afirmou o próprio secretário, Ricardo Cappelli, em uma reunião com representantes de operadoras de telefonia na semana passada.

Funcionalidades do Aplicativo “Celular Seguro”

O aplicativo não apenas permitirá o bloqueio imediato da linha telefônica do aparelho, mas também dos dados de acesso a contas de bancos e serviços cadastrados nele.

Esse bloqueio pode ser realizado remotamente, em outro aparelho ou em um computador previamente cadastrado.

A agilidade e a eficiência são fatores essenciais nesse processo, visando proporcionar uma resposta rápida às vítimas de furtos ou roubos.

O secretário Ricardo Cappelli anunciou ontem (16) em suas redes sociais que a iniciativa será lançada na próxima terça-feira, 19 de dezembro, e promete transformar os celulares roubados em “um pedaço de metal inútil”.

Aplicativo Celular Seguro
Aplicativo Celular Seguro / Fonte: Canva

 

Essa declaração revela a intenção clara de tornar os dispositivos sem valor após serem roubados, desestimulando a prática criminosa.

Proposta visa simplificar a vida das vítimas

A proposta do aplicativo “Celular Seguro” visa simplificar a vida da pessoa que foi vítima de furto ou roubo.

Cappelli destaca que a intenção é permitir que a pessoa bloqueie rapidamente seu aparelho, sua linha e seus aplicativos bancários com apenas um clique, eliminando burocracias e agilizando o processo.

Além disso, o usuário cadastrado terá a opção de incluir o número de uma pessoa de confiança para facilitar a comunicação em casos de emergência.

Veja ainda:

Um Complemento, Não uma Substituição

É importante ressaltar que o serviço oferecido pelo aplicativo “Celular Seguro” não substitui a comunicação do usuário com as autoridades policiais, operadores de telefonia e instituições financeiras de pagamento em casos de roubo ou furto.

Trata-se de uma ferramenta complementar que visa oferecer mais uma camada de segurança e agilidade, na resposta a esse tipo de situação.

Segundo o secretário o aplicativo “Celular Seguro” não apenas promete transformar os dispositivos roubados em inúteis, mas também busca proporcionar mais tranquilidade e eficiência às vítimas desse tipo de crime.

O impacto real dessa medida será avaliado, por sua vez, à medida que a iniciativa for implementada e utilizada pela população brasileira.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa