Como denunciar golpe pela Internet – Na era digital, os golpes pela internet tornaram-se uma preocupação crescente entre os usuários, fazendo também com que as autoridades tenham de saber como lidar com casos desse tipo.
Os golpes pela internet são uma forma de crime que afeta milhares de pessoas todos os anos. Para tal, os criminosos usam diversos meios para enganar as vítimas e obter vantagens financeiras ou pessoais, inclusive com roubo de dados.
Saber como identificar e denunciar essas práticas fraudulentas é essencial para se proteger no ambiente online. Neste texto, explicamos o que pode ser feito nessa situação
Como identificar um golpe pela Internet?
Para saber como denunciar um golpe pela Internet, primeiramente é necessário conhecer quais são as práticas mais comuns utilizadas por criminosos, dentre elas:
1 – Phishing: é quando o criminoso envia um e-mail, mensagem ou link falso para a vítima, tentando se passar por uma empresa, banco ou instituição confiável. O objetivo é fazer com que a vítima forneça seus dados pessoais, senhas ou informações bancárias.
2 – Falso benefício: é um dos golpes mais comuns do mundo, ocorrendo de forma a enganar vítimas com a promessa de ganhos financeiros se passando por um programa do governo, que na verdade é falso.
3 – Apps e sites falsos: são vários os aplicativos que prometem dinheiro para o usuário que cumprir determinadas tarifas, mas, na verdade, buscam apenas conseguir que a vítima pague por um serviço que não existe.
4 – Falso sequestro: ocorre com o criminoso dizendo que sequestrou alguém próximo e exigindo um resgate. Na verdade, não há ninguém sequestrado, mas o criminoso usa técnicas de manipulação emocional para convencer a vítima a pagar.
5 – Romance virtual: outra forma comum de golpe é quando o criminoso usa redes sociais ou sites de relacionamento fingindo ser uma pessoa interessada em um romance com a vítima. O objetivo é ganhar a confiança da vítima e depois pedir dinheiro, presentes ou favores.
Como denunciar um golpe pela Internet?
Existem diferentes maneiras de denunciar uma ação golpista, incluindo contato direto com a rede social ou plataforma em questão, ou em casos mais graves até mesmo acionar autoridades.
Bloqueie e denuncie o perfil falso nas redes sociais ou sites de relacionamento. Não mantenha mais contato com o criminoso e não envie mais dinheiro ou informações pessoais.
- Polícia Civil: Caso suspeite de um crime virtual, como phishing ou estelionato online, reporte à delegacia mais próxima – também é possível registrar um B.O pela Internet. Todos os estados contam com delegacias específicas para crimes cibernéticos. Verifique se há uma próxima e faça sua denúncia ou então busque a delegacia virtual do seu estado.
- Atendimento ao cliente no seu banco: Caso o crime tenha ocorrido com uma compra não-reconhecida ou um Pix enviado em um golpe, o primeiro passo é acionar o seu banco para solicitar o reembolso através do MED Pix.
- Canal de Atendimento do Banco Central: Se o golpe envolver instituições financeiras, e não tiver conseguido resolução com o seu banco, contate o Banco Central para relatar a fraude.
Os golpes pela internet são uma ameaça real e devem ser combatidos com informação e prevenção. Fique atento aos sinais de fraude e não caia em armadilhas.
Além de denunciar, é vital adotar práticas seguras online.
Evite clicar em links suspeitos, mantenha softwares antivírus atualizados e eduque-se continuamente sobre as últimas ameaças digitais.
- Onde denunciar golpes pelo WhatsApp? Saiba o que fazer nesses casos
- Como denunciar excesso de ligações de cobrança? Aprenda agir e livre-se do incômodo
- WhatsApp Pix é verdade ou é golpe? A verdade por trás da promessa de ganhos
- Dados vazados no Auxílio Brasil: onde consultar meu CPF? quando vou receber?