,

Atestado médico online é válido, mas precisa cumprir ESSES requisitos

09/04/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Atestado médico online é válido, mas precisa cumprir ESSE requisito; conheça o que é preciso para ter acesso.

Publicidade

Atestado online é válido mesmo? Em meio à era digital, com a telemedicina ganhando mais popularidade a cada dia, a validade dos atestados médicos online tem sido um tema de interesse entre os brasileiros.

A busca por consultas virtuais tornou-se popular durante a pandemia de Covid-19, especialmente a partir do segundo trimestre de 2020, coincidindo com os lockdowns implementados no Brasil.

A partir disso, serviços que antes só podiam ser realizados de forma presencial, também passaram a ganhar destaque em formatos virtuais. É o caso das consultas, com possibilidade de receitas e atestados em formato digital.

Veja também:

Então, o atestado online é válido mesmo?

A resposta é sim, atestados médicos online são válidos e possuem a mesma validade que os físicos.

Quando emitidos de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades competentes, eles têm total legitimidade e podem ser aceitos em qualquer circunstância em que um atestado físico seria exigido.

Entretanto, para que seja considerado válido, é fundamental que cumpra rigorosamente os requisitos impostos.

Ao receber um atestado médico online, tanto os empregadores quanto as instituições que o solicitam devem verificar se o documento está em conformidade com as legislações pertinentes.

Ao fazer isso, podem garantir a legitimidade do atestado e tomar as decisões apropriadas com base nas informações fornecidas.

Como um atestado online é validado

A validação de atestados online segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução 1.658/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Essas normas garantem a credibilidade e integridade dos atestados médicos digitais, que devem atender a critérios específicos para serem reconhecidos como válidos.

Dentro desse contexto, é exigido que o médico responsável pela emissão do atestado se identifique adequadamente, através de sua assinatura, carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Vale também salientar, que a Portaria nº 4677 de 20 de março, também regulamenta o serviço de emissão de receitas e atestados médicos à distância no Art. 6º. Veja:

A emissão de receitas e atestados médicos à distância será válida em meio eletrônico, mediante: uso de assinatura eletrônica, por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil”.

Segurança e autenticidade dos atestados

Para garantir a segurança e a autenticidade, o Governo Federal lançou um site oficial para a validação de assinaturas de prescrições e atestados médicos.

No assinador.it.br, é possível validar a assinatura digital de prescrições e de atestados médicos.

Nesse caso, o médico deverá fazer seu acesso com suas informações pessoais e assinar digitalmente o documento em questão que será enviado ao paciente.

Também é possível fazer a validação através do aplicativo VALIDAR, disponível para smartphones Android e iOS.

A solicitação do atestado pelo paciente

A solicitação do atestado por parte do paciente deve ser feita mediante à teleconsulta.

Durante o atendimento online, o paciente tem a oportunidade de discutir seus sintomas, histórico e necessidades com o médico.

No entanto, somente nos casos em que o médico entender que o afastamento do trabalho é necessário para a recuperação do paciente, o período de afastamento é concedido e o atestado é emitido.

No contexto geral, portanto, é possível perceber que os atestados médicos online surgem como uma ferramenta valiosa e eficaz para pacientes e profissionais de saúde.

Eles representam uma solução conveniente e segura, permitindo que o cuidado médico seja continuado por métodos digitais.

Além disso, oferecem uma alternativa eficiente para pacientes que não podem comparecer a consultas presenciais, seja devido a restrições de mobilidade, distância geográfica ou outras circunstâncias.

Veja ainda:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa