Auxílio Brasil bloqueado crédito em conta: dá pra receber de novo? Auxílio é Bolsa Família? Veja

Quanto tempo demora para desbloquear o Auxílio Brasil com crédito em conta bloqueado? – Em meio à mudança de nomenclatura do principal benefício de transferência de renda do governo federal, ainda há confusões entre os termos Auxílio Brasil e Bolsa Família. Mas quanto tempo demora para o desbloqueio de um cadastro bloqueado? É o que veremos neste post do Guia do Ex-Negativado.

Auxílio Brasil bloqueado crédito em conta: por que o governo tem feito bloqueios?

Ocorreram diversas mudanças no programa social do governo federal entre 2022 para 2023 e a alteração no nome não é a única delas.

Em seu início de gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz questão de assemelhar ao máximo às regras em relação ao que já havia feito em seus dois primeiros mandatos.

Uma das ações foi bloquear cerca de dois milhões de cadastros considerados como irregulares pelo novo Ministério do Desenvolvimento, em avaliação conjunta com a Dataprev. A justificativa é de que foram aprovados indevidamente durante a gestão Bolsonaro (PL).

Dá para receber de novo após ser bloqueado?

Sim. Um cadastro bloqueado no Auxílio Brasil/Bolsa Família pode voltar a receber normalmente, desde que uma nova avaliação seja feita e constate que a família voltou a ter direito de receber.

Caso tenha tido o bloqueio do benefício por não estar dentro dos requisitos, a melhor forma de voltar a ficar apto a receber é se dirigir a um CRAS para atualizar o seu cadastro.

Quanto tempo demora para desbloquear o Auxílio Brasil ou Bolsa Família?

Com o cadastro atualizado na central responsável pelo programa social em sua cidade, resta aguardar uma nova análise do Ministério do Desenvolvimento.

Como há novas análises todos os meses, o prazo máximo para ter uma resposta é de até 30 dias úteis para saber se voltará a receber no próximo mês ou não.

Caso nenhuma mudança ocorra em seu cadastro, será necessário aguardar mais tempo para consultar se no mês seguinte, então, poderá receber. E assim por diante.

Não há mais nada que se possa fazer além de deixar o cadastro atualizado e cumprindo os requisitos de renda.

Atenção: Auxílio Brasil agora se chama Bolsa Família

Com a chegada do novo governo Lula (PT), eleito em 2022, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família após ter passado um ano e meio como Auxílio Brasil na reta final da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A mudança de nome ainda tem deixado muitos cidadãos em dúvida sobre como chamar o programa agora. Ressaltamos que a nomenclatura correta, pelo menos até o fim do mandato atual, em 2026, é Bolsa Família.

Portanto, o nome Auxílio Brasil não será mais usado para nenhum tipo de benefício nos próximos quatro anos.

App para ficar bem informado sobre o Bolsa Família e possibilidades de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário