Call us now:

Em uma tentativa de lidar com os preocupantes índices de inadimplência e os elevados juros do rotativo do cartão de crédito, o Banco Central (BC) do Brasil afirma estar empenhado em efetivar a portabilidade das dívidas nessa modalidade.
Em entrevista para o Estadão, o diretor Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, Renato Dias de Brito Gomes, falou sobre o tema.
Pare Gomes, “(…) quando ele (o consumidor) entra no rotativo, ele tem pouca visibilidade dos juros que vai pagar”.
Nesse sentido, o objetivo é diminuir as dificuldades encontradas hoje em relação a portabilidade da dívida do rotativo – oferecendo ao consumidor mais opções de escolha para negociar -, e, ainda, criar a possibilidade para que os bancos deixem mais visíveis na fatura de seus clientes, os juros dos serviços prestados.
No que toca à portabilidade, a inspiração é no modelo já presente nos Estados Unidos.
Inadimplência bate recordes
Os números mostram que, somente no mês de abril, os juros atingiram a marca de 447,7% ao ano, enquanto a taxa de inadimplência alcançou 51,7%.
Ainda assim, o país presencia um aumento significativo no número de cartões de crédito em circulação, quase dobrando nos últimos três anos e totalizando cerca de 200 milhões de cartões ativos.
Veja ainda:
- Explicamos o que é EVP Pix e as vantagens que o usuário pode ter ao usar essa chave
- Pagamento (Pix) rejeitado pelo PSP do recebedor? Respire e conheça as soluções possíveis
Medidas previstas para lidar com os altos juros
Uma das medias previstas é o Pix Automático, que tem previsão de lançamento para o final deste ano.
A iniciativa será uma evolução em relação ao débito automático, permitindo que pagamentos recorrentes sejam feitos diretamente.
Outra novidade é o BolePix, uma versão do Pix para pagamentos via boleto, que terá liquidação instantânea e possibilidade de pagamento nos finais de semana.
Essa nova funcionalidade está prevista para ser lançada no próximo ano.
Visando estimular a competição no ponto de venda, o BC está desenvolvendo o Pix garantido, que permitirá que instituições financeiras ofereçam crédito aos consumidores para finalizar compras por meio do Pix.
Além dessas iniciativas, o Banco Central trabalha em um projeto de lei de resolução bancária, com o objetivo de proteger os recursos dos clientes e do Tesouro Nacional em casos de crises financeiras.