Benefício bloqueado por averiguação? Prazo para regularizar Bolsa Família é até amanhã (16)

15/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem teve o benefício bloqueado por averiguação precisa regularizar sua situação no Bolsa Família até sexta, 16. Saiba o que fazer.

Publicidade

Muitos beneficiários do Bolsa Família se depararam, no aplicativo, com a mensagem “benefício bloqueado por averiguação“. Por isso, deixaram de receber os valores do programa e precisam atualizar seus cadastros.

Esse bloqueio ocorreu em razão do pente-fino pelo qual o programa passa. Com isso, busca-se o reconhecimento de fraudes sobre o Bolsa Família. Isto é, de pagamento irregulares a quem não faz jus ao auxílio.

No caso de quem sofreu bloqueio é necessário ter atenção. Afinal, o prazo para a regularização dos benefícios bloqueados em junho termina amanhã (16). Veja, no Guia do Ex-Negativado, o que fazer.

Por que o benefício foi bloqueado por averiguação?

Nas situações em que houve o bloqueio dos valores, isso decorreu da existência de informações incompletas no Cadastro Único. Ou, então, da incompatibilidade de dados revelada pelo cruzamento de informações de diferentes cadastros públicos.

Outras possibilidades se referem à ausência de atualização das informações. Para permanecer no Bolsa Família é necessário que ela ocorra em períodos de até 24 meses.

Como saber se meu Bolsa Família está bloqueado?

Quem teve o benefício bloqueado por averiguação recebeu um SMS com informações neste sentido.

Do mesmo modo, encontra uma notificação nestes termos dentro do app Bolsa Família.

Caso você se enquadre em uma destas situações, certifique-se de regularizar as informações dentro do prazo.

Em caso contrário, terá o benefício cancelado.

Por outro lado, quem não se deparou com qualquer mensagem neste sentido não precisa se preocupar.

O bloqueio dos pagamentos do programa sempre acompanham a informação ao beneficiário. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento 111.

Como regularizar a situação do Bolsa Família?

Quem teve o benefício bloqueado por averiguação precisa se agilizar. Afinal, termina nesta sexta-feira o prazo para quem sofreu bloqueios em junho.

Para garantir a regularização da situação, basta ir até uma unidade do Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) do seu município.

Na ocasião, tenha em mãos documentos referentes à residência, renda e de identificação pessoal.

Quanto tempo leva para o desbloqueio do Bolsa Família?

Em média o desbloqueio ocorre dentro de 1 mês, desde que esteja tudo certo. Todavia, o prazo para averiguação do benefício bloqueado pode ser maior.

Porém, caso ela conclua pelo direito do beneficiário ao auxílio social, há pagamento retroativo das parcelas que ficaram sob o bloqueio.

Leia: Novas regras do Bolsa Família 2023 permitem pagamento de adicionais; fique ligado

Conheça as regras do Bolsa Família e de outros benefícios sociais, trabalhistas e do consumidor! Para isso, baixe o App do Guia e encontre conteúdos completos para tirar suas dúvidas e conhecer oportunidades financeiras.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa