Call us now:
Em algumas situações, os beneficiários do programa de redistribuição de renda nacional podem se deparar com o benefício Bolsa Família bloqueado. Isto, naturalmente, causa preocupações, pois ele garante uma renda mensal à família inscrita no auxílio.
Esse bloqueio pode decorrer de uma série de questões. Cada uma delas possui soluções diferentes e pode ou não permitir o retorno da família ao programa e o recebimento dos valores. Confira, no Guia do Ex-Negativado, as principais causas e como resolver a situação.
Por que o benefício Bolsa Família está bloqueado?
O bloqueio pode decorrer de motivos diversos. São eles:
- Família não mais se enquadra nas regras do programa;
- Ausência de cumprimento das condicionalidades;
- Data de liberação ainda não atingida.
Confira, em cada caso, como funciona e o que fazer para resolver a situação do benefício do Bolsa Família bloqueado.
Família não se enquadra mais nas regras do programa
Atualmente o Bolsa Família passa por um pente fino. Ele corresponde à reanálise das famílias beneficiárias de acordo com seus dados de composição e renda.
Desse modo, quem tiver renda superior à permitida pelo programa perde o direito de receber o benefício do Bolsa Família, que fica bloqueado.
Nestes casos, não é possível desbloquear e receber a parcela suspensa, pois a família deixa de ter direito ao auxílio.
Ausência de cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família
Outro motivo que leva ao bloqueio do benefício do Bolsa Família é o não cumprimento das condicionalidades do programa. São elas:
- Atualização dos dados familiares em intervalos de até 24 meses;
- Manutenção da frequência mínima para crianças e adolescentes em idade escolar;
- Realização das vacinas previstas no calendário nacional de imunizações;
- Acompanhamento do pré-natal de gestantes.
Portanto, caso sua família não cumpra com essas regras, o benefício sofrerá bloqueio. Contudo, aqui é possível desbloquear o Bolsa Família. No caso de ausência de atualização dos dados, atualize-os no app do programa e, depois, dirija-se até uma unidade do CRAS.
Em relação ao acompanhamento de gestantes, frequência escolar e vacinações, regularize a situação e, depois, também vá até um Centro de Referência de Assistência Social para atualizar as informações.
Benefício do Bolsa Família bloqueado por aguardar data de liberação
Por fim, o benefício também pode estar sob bloqueio em razão da ausência de chegada da data de pagamento e disponibilização. Neste caso, o bloqueio é indicado no Caixa Tem.
Assim, basta aguardar a data de liberação, conforme o calendário do benefício, para sacá-lo. Sem complicações ou riscos.
Confira: Calendário Bolsa Família 2023 com valor atualizado: saiba datas e valores pagos
Saiba mais sobre o Bolsa Família e outros direitos da população brasileira. Para isso, baixe e acesse o App do Guia e confira gratuitamente dicas e oportunidades financeiras.