Boletim Focus: estimativa para a inflação deste ano aumenta de 6,01% para 6,04%

26/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Foi divulgado o Boletim Focus com a previsão de um aumento na inflação medida pelo IPCA, com uma mudança de 0,03%.

Publicidade

Boletim Focus e a inflação – Foi divulgado no início desta (24), o Boletim Focus com a atualização das projeções do mercado financeiro para a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços no Consumidor) em 2023 e 2024. A expectativa para o IPCA deste ano teve um aumento, passando de 6,01% para 6,04%, enquanto a projeção para 2024 ficou estável em 4,18%.

A estimativa para o IPCA de 2025 e 2026 não apresentaram mudanças significativas. Para os meses de abril, maio e junho deste ano, as medianas das projeções sofreram alterações, sendo que para o mês de junho houve um aumento significativo na estimativa.

A previsão para a taxa básica de juros no fim deste ano ficou estável em 12,50% ao ano, assim como a projeção para 2024 em 10%. Para 2025 e 2026, as expectativas também permaneceram inalteradas.

Quanto ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a mediana das projeções para 2023 teve um aumento, passando de 0,90% para 0,96%, e houve uma leve alta na estimativa para 2024.

Já para 2025, houve uma queda na mediana, enquanto para 2026 a projeção permaneceu estável.

Boletim Focus

O Boletim Focus é um documento semanal publicado pelo Banco Central do Brasil que agrega as estimativas de mais de uma centena de instituições financeiras acerca da economia do país.

Nesse relatório, são apresentadas previsões para indicadores econômicos como taxa de juros, inflação, balança comercial, câmbio e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

As informações veiculadas no Boletim Focus são utilizadas pelo Banco Central para monitorar a economia e tomar decisões sobre a política monetária.

Além disso, o relatório é acompanhado de perto por investidores, analistas econômicos e outros agentes do mercado financeiro que buscam se manter atualizados e bem informados sobre a economia brasileira.

PIB e IPCA

O PIB e o IPCA são dois importantes indicadores econômicos utilizados para medir diferentes aspectos da economia de um país.

O PIB representa o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período dentro das fronteiras do país, enquanto o IPCA é o índice oficial de inflação que mede a variação dos preços de bens e serviços ao longo do tempo.

O PIB é frequentemente utilizado como um indicador do crescimento econômico e do bem-estar geral de uma nação, enquanto o IPCA é um importante indicador de pressão inflacionária na economia.

Ambos são amplamente acompanhados pelos economistas e investidores para avaliar a saúde da economia de um país.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça