Meu INSS consulta PIS pelo CPF: como verificar se tenho dinheiro a sacar

26/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Meu INSS consulta PIS pelo CPF; como fazer para verificar se tem dinheiro a sacar referente ao abono salarial de 2021.

Publicidade

Meu INSS PIS – É bastante comum que os trabalhadores tenham dúvidas sobre ter ou não direito a receber o benefício de abono salarial, popularmente chamado de PIS/PASEP.

Para quem é trabalhador com carteira assinada em uma empresa privada, o abono salarial é popularmente chamado de PIS, sendo repassado exclusivamente através da Caixa Econômica Federal – via conta-corrente, poupança ou Caixa Tem.

Para este caso, o Meu INSS permite a consulta do PIS pelo CPF. Explicaremos com detalhes sobre como fazer a verificação do seu direito aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é Meu INSS?

Trata-se de uma plataforma digital oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência do Governo Federal.

A plataforma permite que os cidadãos tenham acesso a diversos serviços previdenciários, como agendamento de atendimento presencial, consulta a benefícios, obtenção de extrato previdenciário, simulação de aposentadoria e consulta de benefícios sem precisar sair de casa.

O Meu INSS pode ser acessado pelo site (meu.inss.gov.br) ou baixando o aplicativo para Android ou iOS.

Como consultar PIS pelo CPF no Meu INSS?

É possível consultar o PIS usando o número de CPF de forma ágil através do site ou do aplicativo Meu INSS, que pode ser acessado da forma explicada acima.

Essa ferramenta, integrada ao gov.br, oferece vários serviços em um só lugar, incluindo a consulta sobre o direito ou não de receber o PIS e o valor que possui a sacar.

Passo a passo para consultar PIS pelo MEU INSS:

  • Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
  • Clique em “Entrar” localizado no centro da página principal
  • A partir daí, serão solicitadas os seus dados de login no gov.br (site oficial do governo federal). Caso não possua, será necessário se cadastrar;
  • Além disso, é necessário fazer um cadastro para usar o Meu INSS, caso ainda não possuir, incluindo CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado;
  • Com cadastro feito, faça o login no Meu INSS com seu CPF e a senha cadastrada;
  • Ao entrar na plataforma, já será possível ver seus dados de usuário, com nome, CPF e o NIT/PIS;
  • Procure pela opção que diz “Meu Cadastro” e verifique se há valores a receber como abono salarial.

Quer saber mais sobre seus direitos e benefícios? Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça