INSS promove mutirões para acelerar concessão do BPC/Loas em quatro cidades do Brasil

Mutirão BPC/Loas – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove mutirões em quatro cidades do Brasil neste fim de semana com o objetivo de agilizar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). A iniciativa é um passo importante e necessário para reduzir a quantidade de benefícios aguardando avaliação social.

As ações do instituto serão realizadas nas seguintes localidades: Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP).

Como funcionará o mutirão BPC/Loas

Para garantir um atendimento mais eficiente, os atendimentos nos mutirões estão sendo realizados mediante agendamento prévio pelo número de telefone 135.

Ao todo, 53 assistentes sociais estão envolvidos nas atividades, distribuídos nas Agências da Previdência Social (APS) das respectivas cidades.

Essa iniciativa faz parte de uma série de mutirões que já foram realizados em outras localidades, como Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Os próximos mutirões estão programados para acontecer nos dias 1 e 2 de julho em Montes Claros (MG).

Com esses mutirões, o INSS busca agilizar o processo de análise dos benefícios do BPC/Loas e proporcionar um atendimento mais ágil aos requerentes. A redução da espera e a agilização na concessão desses importantes auxílios são os principais objetivos dessas ações.

O que é o Benefício de Prestação Continuada?

O BPC ou Benefício de Prestação Continuada, é um benefício assistencial previsto na legislação brasileira, garantido pela Constituição Federal.

Ele tem como objetivo oferecer amparo financeiro a pessoas idosas com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que possuam renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

Veja ainda:

Para ter direito ao BPC, é necessário que o requerente atenda aos critérios estabelecidos pela legislação, como idade mínima ou condição de deficiência, além da comprovação da insuficiência de recursos financeiros.

O processo de concessão envolve uma análise socioeconômica realizada pelo INSS, a fim de avaliar a situação de vulnerabilidade do indivíduo.

Deixe um comentário