,

Tem como receber 5 parcelas de salário maternidade?

03/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quando é possível receber 5 parcelas ou mais de salário maternidade e como funciona este benefício para gestantes e adotantes.

Publicidade

É possível receber 5 parcelas salário maternidade? O auxílio para mamães levanta muitas dúvidas do público, especialmente em relação ao valor e ao número de parcelas que se pode receber.

Esse é um benefício que é pago após o nascimento ou a adoção de um filho. Ele acompanha a licença maternidade, que permite à trabalhadora se afastar temporariamente das atividades sem que haja prejuízo ao salário.

Aliás, o número de parcelas, assim como o valor que cada trabalhadora pode receber varia de acordo com a situação. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona e quantas parcelas você poderá receber.

Tem como receber 5 parcelas de salário maternidade?

Sim, tem como. Para isso, todavia, a empresa empregadora deve fazer parte do programa Empresa Cidadã, que permite que os seus empregados alcancem benefícios mais robustos.

Quando o empregador é inscrito no Empresa Cidadã ele garante que o salário maternidade será de 6 meses. Ou seja, de 180 dias.

Isso representa um ganho de 60 dias em relação ao afastamento normal.

Afinal, em situações normais (sem adesão ao Empresa Cidadã) o salário maternidade sequer chega a 5 parcelas.

Aqui, a trabalhadora somente tem direito a receber 4 parcelas dele.

Por isso, a princípio o período de afastamento do trabalho e de recebimento do auxílio maternidade é de 4 meses.

É possível prorrogá-lo por mais 2 meses em casos de adesão ao Empresa Cidadã.

Qual é o valor das parcelas de salário maternidade?

O valor do salário maternidade durante a licença varia de acordo com o salário da trabalhadora. Ela tem o direito de receber, durante o afastamento, a mesma remuneração que receberia caso estivesse trabalhando.

Portanto, não há prejuízo ao salário durante o afastamento para gozo da licença maternidade. O pagamento é feito pela própria empresa que, depois, é ressarcida pelo INSS.

Leia também: Proteção para mães e bebês: auxílio maternidade para mães desempregadas é possível

Estabilidade para gestantes: Como funciona durante a licença maternidade?

A lei garante à gestante a estabilidade no emprego. Ou seja, impede a dispensa sem justa causa desde o início da gravidez até o 5 meses após o nascimento da criança.

Portanto, quando o empregador não possuir inscrição no Empresa Cidadã, a estabilidade dura um mês a mais do que a licença maternidade, de 4 meses.

Por outro lado, quando houver adesão ao programa e o salário maternidade for de 5 ou 6 parcelas, o retorno ao trabalho já se dá após o final da estabilidade.

Todavia, saiba que mesmo que a estabilidade termine antes do retorno da trabalhadora ao serviço, ela não pode ser dispensada neste meio período, durante a licença.

Saiba mais sobre como a lei brasileira protege a maternidade e quais são os direitos para gestantes e adotantes! Para isso, baixe e acompanhe o App do Guia e encontre dicas, notícias e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa