Recebo BPC, posso receber Auxílio Brasil (Bolsa Família)? Dá pra acumular os dois? Entenda

06/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Recebo BPC, posso receber Auxílio Brasil? Saiba quando é possível acumular os benefícios e as regras que se aplicam para isso.

Publicidade

Recebo BPC, posso receber Auxílio Brasil ao mesmo tempo? Cada um destes benefícios possui suas próprias regras e requisitos que determinam a escolha dos beneficiários. Mas é possível acumular Benefício de Prestação Continuada e Bolsa Família?

Entenda se as normas dos benefícios permitem o acúmulo deles e quem pode recebê-los. Assim, conheça novas oportunidades e direitos, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Recebo BPC, posso receber Auxílio Brasil/Bolsa Família?

Sim, pode, desde que respeite o teto de renda do Bolsa Família.

Uma vez que ambos são benefícios assistenciais, eles permitem o acúmulo. Aliás, tanto pode receber o Bolsa Família quem já recebe o BPC quanto o contrário.

Como saber se posso receber o Bolsa Família?

Quem já recebe BPC pode receber Auxílio Brasil desde que a renda familiar seja de até R$ 218 por pessoa.

A boa notícia é que o valor do Benefício de Prestação Continuada não conta para fins de cálculo da renda per capita.

Em outras palavras, o BPC não entra no cálculo da renda da família.

É por isso que famílias podem não apenas acumular BPC com Bolsa Família, mas também mais de um pagamento de Benefício de Prestação Continuada.

É o caso, por exemplo, de grupos familiares com uma pessoa com deficiência e um idoso maior de 65 anos.

Para saber se você pode receber o Auxílio Brasil junto ao BPC, some as rendas familiares, excluído o benefício assistencial.

Depois, divida o resultado pelo número total de pessoas que reside no mesmo lar.

Quem pode receber BPC?

Como dito anteriormente, quem recebe BPC pode receber Auxílio Brasil e quem recebe o Bolsa Família pode passar a receber o BPC.

No caso deste benefício, o limite de renda per capita é de 1/4 do salário mínimo (R$ 330).

Somente podem receber o BPC as famílias de baixa renda que tenham idosos com mais de 65 anos (que não se aposentaram) ou pessoa com deficiência (sem idade mínima).

Além disso, é necessário que a família se cadastre no CadÚnico. Essa é uma exigência que também se aplica ao Bolsa Família.

Veja: Cadastro Único para programas sociais do governo federal: como fazer e quais benefícios obter

Conheça mais sobre os benefícios disponíveis para a população brasileira! Para isso, baixe e acompanhe o App do Guia, o canal gratuito e que reúne informações relevantes sobre oportunidades, finanças e direitos.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa