O Brasil Sorridente é um programa do governo que visa proporcionar assistência odontológica gratuita para toda a população brasileira. Foi criado com o intuito de oferecer desde tratamentos básicos até procedimentos mais complexos.
Esse programa integra-se ao Sistema Único de Saúde (SUS). Inclusive, tem se expandido significativamente nos últimos anos, especialmente atendendo comunidades carentes e regiões menos favorecidas.
O que é e quando teve início o Programa Brasil Sorridente
O Programa Brasil Sorridente teve início em 2004, como uma iniciativa do Governo Federal brasileiro, sendo lançado oficialmente em 2006.
Neste contexto, ele surgiu como resposta à necessidade de oferecer atendimento odontológico básico e especializado à população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a implementação desse programa, buscou-se ampliar o acesso aos serviços odontológicos, visando não só a correção de problemas existentes, mas também a prevenção de doenças bucais.
Então, desde sua criação, o Brasil Sorridente tem se expandido, buscando atender cada vez mais pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso aos serviços de saúde bucal.
Com sua criação, busca-se prevenir doenças bucais, oferecer tratamentos e promover a conscientização sobre a importância dos cuidados dentários.
Assim, presente em unidades básicas de saúde por todo o país, seu objetivo é tornar o acesso aos serviços odontológicos mais fácil para todos os cidadãos, independentemente de sua localização ou condição social.
Quem tem direito ao Brasil Sorridente?
Todos os cidadãos brasileiros têm direito ao programa, integrado ao SUS para garantir atendimento odontológico gratuito e de qualidade.
Sua abrangência é ampla, incluindo desde a prevenção de doenças bucais até procedimentos complexos, facilitando o acesso aos serviços em unidades de saúde por todo o território nacional.
Mas, para participar, é essencial:
- Residir no território nacional.
- Buscar informações sobre o programa nas unidades básicas de saúde locais.
- Ter em mãos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) para cadastro.
Passo a passo para conseguir atendimento no Brasil Sorridente
O primeiro passo para obter acesso ao programa é verificar a disponibilidade em sua cidade ou região.
Para isso, vá até as unidades do SUS (Unidade Básica de Saúde), CRAS ou secretarias de saúde locais.
Então, ao se cadastrar no Programa de Saúde da Família (PSF), Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), leve seus documentos pessoais e aguarde o agendamento da consulta para, assim, iniciar o tratamento dentário.
No entanto, em casos de emergências odontológicas, busque atendimento em hospitais credenciados para garantir cuidados adequados.
Quais cidades oferecem o programa Brasil Sorridente?
O programa está presente em unidades de saúde por todo o país, buscando alcançar a população em qualquer localidade brasileira.
Na teoria, todos os municípios devem oferecem o tratamento odontológico gratuito, no entanto, em regiões mais carentes, inclusive de mão de obra especializada, o programa pode não estar em funcionamento.
Por isso, busque a secretaria de saúde do seu município para obter mais informações, caso julgue necessário.
É possível fazer implante dentário pelo SUS?
Sim, o programa Brasil Sorridente oferece serviços que incluem implantes dentários, sendo importante verificar a disponibilidade deste serviço na sua região ao se cadastrar.
Portanto, se o seu caso a realização de um implante foi indicado e a unidade oferecer esse serviço, você será contemplado.
Quais os procedimentos ofertados no Brasil Sorridente?
O programa oferece uma gama de serviços, incluindo:
- Limpeza dental
- Extração de dentes
- Exames diversos
- Restaurações dentárias
- Remoção de tártaro
- Extração dos dentes do siso
- Implantes dentários
- Tratamento de cáries
- Ortodontia
- Tratamento de canal
- Biópsias e periodontia, em alguns casos
Informe-se, você tem direito!
O Brasil Sorridente representa uma conquista significativa na área de saúde bucal, promovendo cuidados acessíveis e de qualidade para toda a população brasileira.
Como se percebe, através desse programa é possível não apenas tratar problemas dentários, mas também prevenir doenças bucais, transformando sorrisos e garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.
A participação no programa é uma oportunidade valiosa para cuidar da saúde bucal e, consequentemente, da saúde geral do corpo.
Por fim leia mais: