Call us now:
Caí no golpe do Pix, o que fazer? Os criminosos estão cada vez mais criativos, o que faz com que os tipos de golpes se multipliquem e façam cada vez mais vítimas.
Se você é uma delas, a nossa primeira dica é não entrar em desespero. Afinal, existem alguns recursos que podem ajudar você a reverter a situação. Conheça quais são eles e saiba o que fazer mediante este cenário, aqui no Guia do Ex-Negativado.
Caí no golpe do Pix, posso cancelar a transação?
Não, pois este tipo de transferência não permite que o indivíduo cancele a transferência. Afinal, a permissão de cancelamento iria contra a própria natureza deste tipo de transação financeira, cujo intuito é permitir o envio de dinheiro em tempo real com segurança.
Todavia, isso não significa que não existam soluções para a sua situação. Você ainda conta com alguns mecanismos criados pelo Banco Central (BC) justamente para proteger a população contra criminosos.
O que fazer ao cair no golpe do Pix?
Caso você perceba que se tornou uma vítima de um dos inúmeros golpes do Pix – seja em relação ao “Pix reverso” ou à fraude em que um criminoso se passa por algum amigo, familiar ou conhecido – a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu banco.
Ao fazer isso, você comunica à instituição bancária o ocorrido. Desse modo, é possível se valer do MED, ou Mecanismo Especial de Devolução. Ele corresponde a uma ferramenta do BC para evitar a multiplicação de golpes do Pix e de vítimas pelo Brasil.
Desse modo, o seu banco irá entrar em contato com o banco destinatário da transferência e informar que você caiu no golpe do Pix e que aquela transação é fraudulenta. Ou seja, deu-se a partir de informações falsas.
Neste momento, há o bloqueio da transação, que fica suspensa por 72 horas de maneira preventiva. A partir daí, então, o seu banco e o do destinatário da transferência analisarão a situação. Caso concluam pela existência de evidências de fraude, você recebe seu dinheiro de volta.
Não deixe de registrar um Boletim de Ocorrência
Além de contatar o seu banco, após cair no golpe do Pix não deixe de fazer um Boletim de Ocorrência. Com isso, você não só registra o golpe do qual foi vítima, mas também permite à polícia investigar criminosos e evitar que eles façam novas vítimas.
Para evitar cair novamente em um golpe do Pix, busque sempre conferir os dados para quem você faz a transferência e entre em contato com o destinatário para garantir que se trata dele mesmo.
Igualmente, informe-se sobre as estratégias que os golpistas estão utilizando. Para isso, não deixe de conferir: Golpe da tabela Pix: entenda como ele funciona e fique atento para se proteger
Outras informações sobre o Pix, outros serviços financeiros e oportunidades para fazer suas finanças renderem você encontra no App do Guia.