, ,

Cálculo multa INSS em atraso para autônomo: aprenda como fazer e regularize sua situação

18/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como é o cálculo multa INSS em atraso autônomo de acordo com o tempo de atraso das contribuições previdenciárias.

Publicidade

O cálculo da multa do INSS em atraso para autônomo varia de acordo com a situação em que ocorre. Mais especificamente, em relação ao tempo de atraso das parcelas previdenciárias do contribuinte individual.

Para facilitar a sua vida, o Guia do Ex-Negativado reuniu informações de como funciona em cada hipótese.

Assim, continue a leitura e fique pode dentro dos cálculos para deixar seus recolhimentos previdenciários em dia e fazê-los contar para fins de aposentadoria e outros benefícios!

Aprenda a fazer o cálculo da multa do INSS em atraso para autônomo

O autônomo é o contribuinte individual, que presta serviços por conta própria e, também, é o responsável pelo recolhimento de suas próprias parcelas previdenciárias.

Por isso, em caso de atraso no INSS, cabe a ele regularizar a situação.

Atraso menor do que 5 anos

Quando o atraso no pagamento das parcelas previdenciárias for menor do que 5 anos o cálculo é mais simples.

Contudo, é importante ter atenção, pois em alguns casos é necessário comprovar a prestação efetiva de serviços no período de atraso. Isso será necessário quando:

  • O atraso for inferior a 5 anos, mas nunca houve contribuição para o INSS;
  • Ele é menor que 5 anos, mas diz respeito ao período anterior ao seu início de recolhimentos ao INSS (“primeiro recolhimento em dia”).

Nestas hipóteses, caso não haja a comprovação do trabalho, mesmo com o cálculo e pagamento da multa do INSS para atraso de autônomo os valores não contarão como tempo de contribuição.

Quanto ao cálculo dos valores, basta acessar o Sistema de Acréscimos Legais, da Receita Federal, e clicar na opção referente à sua filiação no INSS.

O sistema atualizará de modo automático os valores, de acordo com o salário-base que você indicar.

Porém, cuidado! Neste caso, fique de olho nas suas declarações de Imposto de Renda anteriores. Afinal, o valor-base sobre o qual será o recolhimento deve ser compatível com a renda declarada nestes anos.

Atraso maior do que 5 anos

Nesta outra hipótese, por outro lado, o cálculo da multa do INSS em atraso para autônomo é um pouco mais complexo.

Aqui, o contribuinte paga, por mês de atraso, 20% da média de suas 80% maiores contribuições. Sobre este valor há o acréscimo de juros de 0,5% por mês de atraso (com teto de 50%), mais multa de 10%.

Para o cálculo, então, siga esses passos:

  • Reúna todas as suas contribuições e selecione as que estiverem entre as 80% maiores. Por exemplo, se até então existirem 25 contribuições, selecione as 20 com valores mais altos. Some-as e divida pelo número de contribuições que estão dentre as 80% maiores;
  • Depois, calcule 20% do valor delas (multiplique por 0,2);
  • Em seguida, multiplique o resultado por 0,05 para saber o valor dos juros. Multiplique o mesmo valor por 0,1 para saber a multa;
  • Some o valor de 20% da média com o valor da multa e o dos juros;
  • Por fim, multiplique o resultado pelo número de meses em atraso.

Neste caso, o valor da multa corresponderá aos 10% sobre o valor de 20% das 80% maiores contribuições.

O valor ao qual se chega no último passo, por sua vez, refere-se ao valor total: valor de recolhimentos, multa e juros.

Leia também: Como pagar INSS por conta própria? Passo a passo para autônomos

Fique por dentro dos direitos e deveres dos autônomos. Para isso, baixe e acesse o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça